Você Adoece Porque Ignora o Córtex Pré-Frontal

Você acredita estar no controle de suas emoções e impulsos? Ou acha que não é possível controlar certos hábitos? Aprenda hoje a estar no controle e viver com mais saúde.

Já sabemos há algumas décadas que a principal causa das mais distintas doenças está diretamente ligada à má alimentação, uma vez que é capaz de inflamar milhões de células do organismo.
Infelizmente, boa parte das pessoas que se alimentam mal, alegam que não podem ou “simplesmente não conseguem mudar sua alimentação”.
Quando você diz que não consegue escolher um alimento saudável, você está invalidando sua capacidade de escolha, subestimando o poder de seu cérebro.
Nosso cérebro é um vasto campo de estudo, mas que já foi parcialmente desbravado. Hoje sabemos que a sede do nosso controle está no córtex pré-frontal, a parte mais à frente da nossa cabeça.
Quer entender mais sobre ele e aprender a usá-lo a seu favor na hora de fazer escolhas difíceis? Acompanhe mais sobre o assunto nesse artigo!

Córtex pré-frontal: onde mora o senhor do cérebro
Nosso corpo funciona à base de estímulos, à qual respondemos de acordo com nossa base de dados pré-estabelecida.
Por exemplo, quando sentimos que é hora de comer, nosso corpo nos estimulou a isso através da fome. Porém, antes de respondermos a esse estímulo – nos alimentando – acontecerá inevitavelmente uma escolha de alimentos.
À menos que alguém o amarre e à muito custo obrigue você a comer algo, você não é obrigado a nada.
Nem mesmo seu histórico familiar com alguma doença crônica ou o hábito que você desenvolveu por anos pode impedir que você dê início a uma revolução no seu organismo.
Duvida que isso seja possível?
Confira essa pequena lista das funções do córtex pré-frontal:
• Atenção
Julgamento
Perseverança
Controle de impulsos
Organização
Automonitorização
• Resolução de problemas
Pensamento crítico
• Antecipação
Aprender com a experiência
• Sentir e expressar emoções
• Interação com o sistema límbico
• Empatia
Perceba as funções destacadas em negrito. Elas tem alguma ligação com seu poder de decisão?
Isso acontece porque VOCÊ É SIM capaz de julgar suas escolhas e mudar hábitos, uma vez que consegue ter consciência plena de que determinados alimentos fazem mal à sua saúde.
Se você é apaixonado por si mesmo e deseja ter mais disposição para seu dia, comece encucando em sua cabeça que você é dono de suas próprias escolhas.
Atualmente, existem diversas opções de alimentos saudáveis, milhões de receitas espalhadas pela internet com alimentos saudáveis… Você não precisa ficar à mercê de biscoitos, pães e pizzas.
O século XXI é um livro aberto. Aproveite o conhecimento aberto para decidir desinflamar seu organismo.
Sabemos que algumas doenças como o diabetes, obesidade e hipertensão são o resultado não apenas de fatores genéticos e hereditários, mas especialmente fruto de más escolhas alimentares durante a vida.
Se, por acaso for diagnosticado que seu cérebro recebeu alguma alteração com o passar do tempo – o que é altamente possível quando submetido a anos de estresse e má alimentação – existem remédios específicos para ajudar o cérebro a produzir os hormônios necessários e desligar a sua amígdala inflamada.
Contudo, saiba que se não for atrelado à boas práticas, bons pensamentos e boas escolhas, os remédios por si só não fazem milagres.
Como bem colocou o Endocrinologista Dr. Alvaro Afonso, idealizador do DESINFLAMA BRASIL:
“Entre o estímulo e a resposta, você tem o tempo. Agora, o que você vai escolher é que vai fazer a diferença no resultado.”
Você é dono de suas escolhas. Escolha ser apaixonado por si mesmo. Escolha sua saúde. Mude seu prato. Mude sua vida!

Marcadores:

Menu