Endocrinologia e Metabologia

Endocrinologia e Metabologia:
Dr. Álvaro Afonso foi responsável pelo setor de endocrinologia do HCPMERJ por 18 anos, após 1º lugar Concurso Público para o cargo, e deu início ao trabalho clínico em 1981, onde mantém-se, sem interrupções, até hoje. 
O endocrinologista é o médico que cuida do sistema endócrino e suas secreções. Sistema endócrino é aquele formado pelas glândulas endócrinas, como tireóides, hipófise, pâncreas, testículos e ovários. E suas secreções nada mais são do que os chamados hormônios. Eles ativam e regulam atividades essenciais do nosso corpo, por isso é importante zelar por seu bom funcionamento.
Quando as glândulas endócrinas sofrem alguma alteração, isso se reflete na produção de hormônios. Essas alterações hormonais são responsáveis por uma série de doenças e distúrbios em nosso corpo. Os hormônios regulam, por exemplo, funções tão importantes como o crescimento e a reprodução.
Veja alguns dos problemas mais comuns causados pela falta ou excesso de hormônios, pelo protocolo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM):
Andropausa: Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.
Colesterol e Triglicerídeos: A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.
Crescimento: Uma criança saudável tem um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas.
Diabetes: Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, procure um endocrinologista. Você poder desenvolver diabetes! Mas se você bebe muita água, urina muito e perde peso pode estar diabético.
Distúrbios da Menstruação: Alterações do ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.
Distúrbios da Puberdade: Crianças que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor axilar e desenvolvimento das mamas, apresentam distúrbios hormonais e necessitam avaliar a origem do problema. Os adolescentes que não desenvolvem essas características também necessitam de uma avaliação.
Doenças da Glândula Supra-Renal: Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula supra-renal.
Doenças da Hipófise: Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.
Excesso de Pelos: Mulheres com excesso de pelos na face (hirsutismo), acne ou amento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.
Obesidade: A obesidade representa um risco para a saúde das crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como as cardiovasculares e as ortopédicas.
Osteoporose: Trata-se de uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo. Procure o seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.
Reposição Hormonal da Menopausa: A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais ao da própria mulher, para amenizar o desconforto e os riscos causados pela menopausa.
Tireoide: Nódulos ou aumento de volume do pescoço; nervosismo; insônia e alterações no ritmo intestinal; coração acelerado; perda ou ganho de peso;e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.
Quando devo procurar um endocrinologista?
Sempre que houver algum problema relacionado ao metabolismo do seu corpo, ganho ou perda de peso rápidos e sem causa aparente, problemas de crescimento ou quando houver diagnóstico de doenças como diabetes e alterações nos níveis de colesterol ou triglicérides.
Pessoas que desejam perder peso têm no endocrinologista um aliado importante, uma vez que ele é o profissional que verificará, por meio de exames clínicos e laboratoriais, se todas as glândulas estão funcionando de maneira saudável e se o ganho de peso não está sendo influenciado por alguma alteração hormonal.
Enquanto o nutricionista irá garantir que o paciente siga uma dieta que forneça os nutrientes adequados para o seu estado clínico, idade, sexo, dentre outras condições, o endocrinologista pode diagnosticar e prescrever um tratamento que o leve a ter um metabolismo equilibrado.
Menu