Síndrome Metabólica – Como ela pode afetar a sua vida?

Você já ouviu falar de Síndrome Metabólica? Descubra como ela acontece e o que ela acarreta para a sua saúde.

Se você mora em cidade grande, cheia de barulho e cada vez mais acelerada, já deve ter percebido em algum momento o estresse e o desconforto que isso causa em seu organismo.

A Síndrome Metabólica está diretamente ligada a essa rotina atarefada e turbulenta, e acontece quando há um desequilíbrio entre a tensão e o relaxamento.

“Esse desequilíbrio causa uma descarga de hormônios de emergência que vão desequilibrando as reações químicas do organismo, afetando primeiramente o cérebro, a tireoide, o fígado o pâncreas, desencadeando alterações e complicações em todo o organismo.” Explica o médico endocrinologista Dr. Álvaro Afonso.

Então, para que você entenda como acontece a Síndrome Metabólica, elaboramos esse post bem explicativo, com o objetivo de ajudar você a passar bem longe dela. Confira!

Um dia na vida moderna: entendendo a Síndrome Metabólica

Você acorda atrasado para trabalhar depois de ir dormir tarde após uma maratona na Netflix. Seu corpo está tenso, com medo de levar esporro do chefe, sai sem comer nada e resolve comer na barraca de cachorro-quente que fica na esquina do seu trabalho.

Você até pede um Uber, mas não tem jeito, pega aquele trânsito matinal, rodeado por buzinas e fumaça de escapamentos. Chega atrasado, pede um dogão no capricho e vai comendo praticamente sem mastigar, durante os 100 metros que separam a barraca de comida do seu trabalho.

Ao chegar no saguão do prédio limpa os resíduos de maionese e sobe o elevador para mais um dia de trabalho, responsabilidades, exigências e mais trabalho.

Na hora do almoço, surge uma reunião de última hora e você decide que vai descontar tudo no jantar.

Chega em casa de noite, após um expediente lotado de trabalho e com deficiência nutricional, apenas comendo lanches gordurosos durante o dia.

O estresse do dia não deixa você dar atenção ao seu filho e ao seu cônjuge, o que gera uma discussão em família na boca da noite. Você decide pedir pizza e Coca-Cola para acalmar os ânimos e depois que todos vão dormir, você abre um pacote de fritas e continua sua maratona na Netflix até tarde da noite.

O que tem de errado nessa rotina?

  1. Você dormiu mal, consequentemente acordou mal.
  2. Depois de uma noite mal dormida, seu cérebro não funciona como deveria e seu corpo pede fontes não saudáveis de energia para tentar suprir a carência dos hormônios do bom humor.
  3. Assim, você se alimenta mal o dia todo.
  4. Nessa rotina, você não teve tempo de se exercitar como o corpo precisaria.
  5. Sem se exercitar, há um acúmulo de gordura que vai prejudica-lo no futuro.
  6. Você não teve momentos de relaxamento, uma pausa de qualidade, com alimentação de qualidade e bons momentos em família.
  7. Esse desequilíbrio todo, sobrecarregou a tensão e afetou todo o funcionamento dos seus órgãos.
  8. Você passou por uma Síndrome Metabólica.

Síndrome Metabólica: Como evitar?

Nada como suprir-se de serotonina e dopamina de forma natural.

Alimentar-se bem, com frutas verduras e alimentos funcionais satisfarão seu corpo e ele não precisará buscar “alegria” em fontes não-saudáveis.

Alimentar-se de 3 em 3 horas não sobrecarrega o seu organismo.

Ir dormir mais cedo e deixar a maratona para o fim de semana evitará que você durma pouco – e ruim – e acorde estressado e fadigado.

Dormir bem ajuda a queimar calorias, auxilia na memória e coloca as funções metabólicas em dia.

Treinar seu cérebro para não se estressar durante os engarrafamentos é uma ótima forma de ter mais saúde. Procure ter sempre um bom livro a tiracolo, uma boa música tocando nos ouvidos ou engate uma conversa descontraída com alguém para diminuir os níveis de estresse.

Sempre que possível, vá ao trabalho caminhando ou de bicicleta – isso o ajudará se sua rotina for puxada e não tiver muito tempo para se exercitar.

Ao chegar em casa, faça um esforço para deixar as preocupações e o estresse de lado e foque em passar um tempo de qualidade com sua família, cozinhem juntos ou vejam um bom filme acompanhado de uma boa refeição.

O bom relacionamento com a família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho pode ser o diferencial que trará mais saúde ao seu organismo.

Levar uma vida de qualidade não se resume a comer bem e malhar.

Tudo começa no cérebro.

Priorizar o bom desenvolvimento de suas relações interpessoais, praticar técnicas de relaxamento, organizar seu tempo e levar uma rotina com hábitos saudáveis é um investimento que renderá lucros incalculáveis para a sua qualidade de vida!

Marcadores:

Menu