Sabemos hoje em dia, comprovado cientificamente na medicina, que o intestino produz os hormônios do cérebro, e as alterações causadas nele por conta de bactérias, fungos e vírus que lá vivem com as células, causam a permeabilidade e a sua inflamação. Ele possui uma microbiota, uma floresta que se junto daria 2kg, tornando-o um órgão de defesa, produtor de hormônios e que mantém a nossa homeostase, ou seja, o nosso equilíbrio.
Quando o equilíbrio do intestino é alterado por fatores ambientais, os hormônios usados pelo cérebro também sofrem, assim, essa alteração do intestino causa uma alteração na barreira protetora do cérebro. Ou seja, se inflamou um, inflama o outro.
O intestino tem um papel muito importante sobre os nossos sentimentos e emoções, é como se fosse uma mão dupla, por isso eu sempre fui contra mudar a ecologia do intestino seja cortando, costurando, grampeando ou mudando o trajeto do estômago, porque isso mexe diretamente com a ecologia. Assim, mexeu com a ecologia do organismo, mexeu com tudo.