Alimentação e Bem-Estar: Como conquistar qualidade de vida com os alimentos certos

Você já percebeu as alterações que seu corpo produz devido a ingestão de um determinado alimento? Conheça agora como funciona o relacionamento alimentação x bem-estar

Você deve estar cansado de ouvir que alimentação e bem-estar andam juntos, não é mesmo? Mas saiba que essa não é uma suposição qualquer.

“Ah, eu queria comer bem, mas não tenho tempo.”

“preciso me alimentar melhor, mas tudo que é saudável é caro”.

“É mais fácil e rápido comer um lanche na esquina onde trabalho.”

Saiba que os médicos também estão cansados de ouvir esses discursos em seus consultórios.

Dentro da modernidade acelerada do século XXI, regada a fast-foods e lanches corridos a caminho do trabalho, surge um questionamento pertinente: como comer bem com todos esses “mas” no meio do caminho?

O impacto que a nossa alimentação causa na nossa maneira de viver a vida é impressionante.

Não apenas a nossa saúde – a forma como nosso organismo reage aos tipos de alimentos – mas nosso humor, nossa autoestima e até mesmo nosso cérebro pode ser afetado de acordo com o que comemos.

Não acredita? Confira nesse post alguns exemplos de como a alimentação influencia no seu bem-estar.

1. Ter uma rotina de alimentação faz o corpo funcionar melhor

Para início de conversa, uma boa alimentação inclui uma rotina.

Quando a boa alimentação é regrada, ou seja, segue sempre um mesmo padrão diário, ela possui as seguintes características:

  • Possui a quantidade de calorias necessárias para suas atividades diárias;
  • É uma alimentação completa, com as vitaminas e minerais necessários para a preservação da saúde e da energia para o seu corpo;
  • É regular, sendo realizada uma alimentação adequada a cada três horas.

Essas três regrinhas de ouro vão garantir o bom funcionamento do corpo, preservando a integridade das células e fornecendo mais disposição para as atividades diárias.

Acrescente a essa formula mágica o consumo de mais de 2 litros de água por dia e você terá descoberto o pote de ouro ao final do arco-íris, já que não é apenas por mera hidratação que tomamos água.

A água é o líquido mais abundante em nosso corpo, e é imprescindível para que todos os órgãos executem suas funções de forma sadia.

E para quem não tem esse hábito, aqui vai uma ótima notícia: hábitos não são tão difíceis de mudar como você pensa!

2. Mudar hábitos alimentares é possível e vai aumentar sua sensação de bem-estar

Nada nos deixa mais eufóricos e satisfeitos do que bater metas que estabelecemos, não é? Especialmente se achávamos tão difícil de alcança-las.

Muitas pessoas encucaram na cabeça que uma vez adepto a um hábito você está preso em um “eterno loop”.

O Dr. Álvaro Afonso explica que, esses “mas” que as pessoas utilizam para se livrar da obrigação de se alimentar direito é um conjunto de crenças que foram sendo incorporadas ao DNA das pessoas e isso as leva a crer que se trata da mais pura verdade, deixando-a conformada com o fato de que nunca poderá se alimentar como deve.

Isso é um erro que pode se tornar fatal a longo prazo.

Podemos criar hábitos a qualquer momento, até porque nosso DNA se modifica inúmeras vezes por dia, agregando ao nosso código genético milhares de ações e informações em um segundo.

Sendo assim, basta você entender porque deve se alimentar melhor e estabelecer metas claras e concisas de como pode traçar o caminho até o alvo que é o bem-estar proveniente de uma vida regrada, saudável de corpo e mente.

Tudo o que comemos desencadeia reações químicas no nosso corpo. Produz energia, libera hormônios, melhora nossa força e altera nosso humor.

Por isso, a boa alimentação é crucial para levar uma vida mais saudável e de qualidade!

Marcadores:

Menu