Quer emagrecer? Respire certo!

Não são apenas os cuidados com a alimentação que importam quando se busca um emagrecimento saudável. Aprenda nesse post como respirar corretamente e impulsionar sua estratégia de emagrecimento!

 

Primeiramente, respire fundo. Uma vez. Duas. Três vezes…
Sabia que isso pode fazer a diferença na hora de confrontar a balança?
Qual é o seu ritual para emagrecer? Levantar cedo para correr todas as manhãs? Pular uma refeição ou comer apenas salada no almoço?
Saiba que nem tudo que se ouve por aí está tão certo como você imagina.
Imagine seu organismo como um sistema integrado, onde cada órgão se conecta a outro e qualquer ação em um causa uma reação nos outros.
Não adianta muito cortar calorias se isso não vier atrelado à uma série de outros hábitos saudáveis, como respirar.
Mas… Como assim? O que respirar tem a ver com emagrecimento?
Aprenda a respirar corretamente durante a alimentação e acelere seu processo de emagrecimento nesse artigo.

Alimentar-se bem deve ser um ritual completo
Como você se alimenta?
Há quem diga que a hora do almoço é sagrada. E, bom, é mesmo.
A nutrição é um processo que envolve muito mais do que a simples ingestão de alimentos.
Envolve concentração, mastigação, respiração e bem-estar emocional.
Considerando nosso organismo como uma resposta à estímulos e inibições, e sabendo como os hormônios afetam praticamente todas as áreas da nossa vida, alimentar-se com consciência é um ato de amor à vida.
Isso porque, quando o fazemos com toda essa devoção, a serotonina (hormônio do prazer e bem-estar) será produzida e impulsionará outras áreas, equilibrando os níveis de adrenalina e cortisol no sangue.
Esse equilíbrio hormonal é sinônimo de um organismo em harmonia e um metabolismo sem bloqueios, o que significa mais facilidade em queimar gordura.
Agora que você entendeu que alimentar-se bem envolve todos esses processos, vamos focar na respiração.
Como respirar bem para emagrecer e sentir-se melhor e mais bem-disposto? Qual a importância da respiração para a boa alimentação?

Respirar bem = Emagrecer com saúde
Quando se fala em emagrecer, grande maioria das pessoas já pensa que o fator mais decisivo para que isso aconteça é a alimentação.
De fato, a alimentação é peça-chave para desencadear reações que levarão ao emagrecimento. Contudo, não apenas ela.
Fazer uma boa escolha de alimentos, mas alimentar-se de maneira errada pode boicotar seu sucesso no fim da semana.
Mas, como assim?
Digamos, por exemplo, que você elaborou um prato bem colorido para o almoço. Verduras e legumes recheiam o prato, ponto para você.
Porém, você se encontra mexendo no celular enquanto come, ou assistindo televisão, o que o coloca totalmente alheio ao ato de ingerir o alimento, mastigar e principalmente de respirar.
De acordo o Dr. Álvaro Afonso, médico endocrinologista especialista em comportamento humano, “quando você está respirando muito rápido, muito curto e a respiração não é completa e profunda, você está acessando [no cérebro] áreas de ansiedade e dor”.

Nesse caso, ao alimentar-se com pressa, preocupado, longe do sentimento de gratidão e alegria por viver esse momento, o organismo não entende esse momento como sendo prazeroso e pode vir a liberar hormônios de adrenalina e estresse sem necessidade.
O ideal, segundo ele, é que a pessoa esteja “totalmente presente” naquele momento, saboreando o alimento e concentrando-se em respirar bem, profunda e completamente.
Quando se respira dessa forma, o cérebro acessa áreas de prazer e bem-estar, liberando hormônios que vão colaborar diretamente para a manutenção do equilíbrio no corpo, melhorar o seu humor e trazer dezenas de outros benefícios.

Viu como nem só de legumes se vive a boa alimentação?
Sentar-se à mesa (e não no sofá), comer conscientemente grato e concentrado no ato da mastigação e respiração são imprescindíveis para trazer saúde, bem-estar e, é claro, deixar seu corpo mais propício ao emagrecimento.
Mude hoje mesmo. Pratique a boa respiração e tenha uma vida mais plena todos os dias!

Marcadores:

Menu