O amor que você proclama para outra pessoa é causado pela ocitocina. Considerado o hormônio do amor, não só é capaz de fazer com que você se sinta atraído por outra pessoa, como também sinta um enorme desejo de estar com ela.
É graças a ele, que você pode alcançar a tão sonhada fidelidade da pessoa amada. Quanto mais alto for o nível desse hormônio, maiores serão as expressões de amor, cuidado e comprometimento com as pessoas que lhe cercam.
Mas como estimular a produção desse hormônio e o que ele é capaz de fazer com o seu corpo e a sua relação com outras pessoas? É exatamente isso que você poderá descobrir ao longo deste post.
Aqui, eu irei revelar a verdade sobre a ocitocina e mostrar como ele é importante para a sua vida. Continue lendo:
1 – Ocitocina: o que é?
Conhecida popularmente como o hormônio do amor, a ocitocina é considerada um grande desafio para a neurociência. Sobretudo porque o aumento das taxas desse hormônio está intimamente ligado às mudanças no nosso entorno social, sejam eles positivos ou negativos.
Na medida em que os níveis deste poderoso hormônio são aumentados, diversas áreas do seu cérebro recebem estímulos contínuos. É exatamente isso que provoca mudanças físicas e emocionais, tais como:
- Diminuição da pressão arterial
- Redução da dor
- Aumento do bem estar
- Aumento da sensação de felicidade
- Aumento do sentimento de amor
- Redução da ansiedade
A grande questão aqui é: De que maneira podemos estimular a produção desse hormônio no nosso organismo e aproveitar os benefícios que ele pode trazer.
2 – Como estimular o hormônio do amor
Para estimular a produção deste poderoso hormônio, não é preciso iniciar nenhum tipo de tratamento ou se submeter ao consumo de remédios.
De acordo com pesquisas, é possível aproveitar tudo que ele pode oferecer fazendo apenas algumas mudanças na forma com que você age diante de determinadas situações.
Contato físico
Abraços, carícias e beijos são grandes aliados de quem deseja produção mais hormônio do amor. Para isso, não é preciso que você tenha relações sexuais ou um relacionamento mais íntimo e amoroso com a outra pessoa.
Um abraço compartilhado com um amigo, um beijo do seu filho ou uma carícia de alguém que você gosta são suficientes para estimular o aumento dos níveis da ocitocina.
Para que você tenha uma ideia mais clara, estudos comprovam que até mesmo o contato com animais de estimação é capaz de fazer com que se possa aproveitar os benefícios que esse hormônio pode oferecer.
Palavras de motivação
Como você se sente quando alguém diz palavras de consolo, motivação ou ânimo quando está triste ou desanimado? Essa sensação de bem estar é promovida devido a ocitocina, que é estimulada pelas palavras de ânimo.
Mas isso não é tudo. Essa mesma sensação também pode ser sentida por quem oferece palavras de ânimo para outras pessoas, sobretudo quando por meio delas você transmite bondade, amor e compaixão.
Por isso, é importante que você se relacione com as demais pessoas e sempre procure motivá-las quando precisarem. Isso fará com que tanto você, quanto o outro se sintam melhores.
Exercício físico
Isso mesmo, a prática regular de exercícios físicos também é uma poderosa aliada na busca pelo aumento do hormônio do amor. Isso está relacionado ao fato de que essa atividade estimula a produção e liberação de uma série de hormônios no cérebro, que são distribuídos para todo o corpo.
Nesse momento, você começa a sentir uma melhora quase instantânea da sua sensação de bem estar. O melhor noticia é que não é preciso passar horas na academia para aproveitar os benefícios que o hormônio pode oferecer.
Uma simples caminhada ou qualquer outro tipo de exercício moderado é capaz de garantir melhoras significativas no seu organismo e na sua vida como um todo.
Depois de conhecer o que é e de descobrir as melhores maneiras de estimular a ocitocina, o que acha de começar a colocar cada uma das dicas acima em prática? Por meio delas, você poderá aproveitar inúmeros benefícios que esse poderoso hormônio pode oferecer.
Isso engloba desde a sensação física de bem estar, até a melhora dos seus relacionamentos. Pessoas que estimulam esse hormônio são mais felizes e possuem uma vida plena.