PARASITAS: seu corpo está cheio!

Você já deve ter ouvido falar nos parasitas. Pelo menos de uma coisa, você tem certeza sobre eles: sempre vivem às custas de outro organismo.

Pois bem, os parasitas devotam sua sobrevivência a escapar, utilizando o corpo de outro ser vivo para tal. E se você pensa que isso só acontece no reino animal, está bastante enganado.

Nosso corpo pode estar repleto de parasitas que chegaram ao nosso organismo por meio de carnes malpassadas ou mesmo pela falta de higiene com o trato de alimentos.

Veja a seguir, alguns tipos de parasitas que podem viver no corpo humano, quais doenças eles causam e como evitar a contaminação.

O parasita Oxiúro

Esse parasita é um dos mais comuns do mundo, a maioria dos casos de infecções parasitárias envolvem esse verme. O público que geralmente são mais afetados é o público infantil.

Essa doença está em diversos países do mundo, não só nos menos desenvolvidos, mas até países de primeiro mundo como os Estados Unidos e nações grandes da Europa possuem ocorrências de casos desse parasita.

A consequência mais grave do Oxiúro é causada pela fêmea. Quando a pessoa dorme, ela se desloca até a região anal e deixa seus ovos perto do reto, o que ocasiona diversas coceiras nessa região. Quando as crianças vão coçar a área contaminada, as suas mãos também se contaminam, podendo transmitir para outras crianças.

O oxiúro é mais comum do que vocês pensam, diversas pessoas com menos de 13 anos de idade estão sujeitas ou já tiveram sem ao menos saber.

O parasita Tênia

Se você já completou o ensino fundamental, deve se lembrar da professora falando sobre o parasita nas aulas de ciências sobre essa espécie.

Um diferencial da Tênia é que ela pode chegar a 6 metros dentro do nosso corpo sem que nós percebamos. A única forma de identificar é identificando partes desse verme a partir dos excrementos.

Essa infecção pode ser causada por ingerir carnes vermelhas que não estão devidamente cozidas, ou ovos infectados pelo parasita. Existe dois tipos de tênia no mundo: A Saginata causa a teníase e a Solium a cisticercose.

A cisticercose é a consequência mais grave causada pela tênia, sendo mais específico pela tênia Solium, que ataca alguns músculos, cérebro e os olhos. Os sintomas desse parasita são fortes, ele pode gerar convulsões e
dores em alguns músculos.

Ela acontece quando as larvas são infiltradas na corrente sanguínea humana, esse processo sempre ocorre através do
intestino e a partir dele vai se locomovendo para outros órgãos e sistemas do corpo.

O parasita Triquinela

Esse parasita pode causar infecções bastante prejudiciais para o nosso organismo. Seus principais sintomas são diarreia, dores em regiões abdominais sem a pratica de exercícios, febre e até dores cardiorrespiratórias.

Por causa da complexidade dos sintomas é difícil saber se você possui esse parasita em seu corpo. A complexidade do seu problema vai depender de quantos parasitas habita o seu corpo. A trinquinela pode ser transmitida através de carne de porco mal cozida.

Por isso sempre é importante cozinhar bem os alimentos, principalmente carnes suínas. Caso esses alimentos não sejam cozidos corretamente, os parasitas podem se alojar nas capas de proteção e se soltar quando chegar no estômago, assim que o ácido presente nele dissolver a camada que protege.

Ainda existem diversos outros parasitas que podem sobreviver no corpo humano, como o esquitossomo, a lombriga, a filária e outros, todos eles aproveitando-se de nossos tecidos para viver e alimentar-se.

A profilaxia é válida e muito bem-vinda nesses casos. A higienização de alimentos que são comidos crus (como frutas e legumes), lavar as mãos constantemente e o bom cozimento de carnes são bons hábitos que devem ser corriqueiros durante as atividades na cozinha.

Marcadores:

Menu