Como a sociedade moderna influencia no desequilíbrio hormonal?

Atualmente, estamos vivendo em uma sociedade em que o ritmo é altamente acelerado, estamos sempre fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, sem muito espaço para pensar. Isso gera um desequilíbrio em nosso corpo. Saiba mais como isso ocorre lendo este artigo!

Dentro do nosso cérebro, existem duas pequenas glândulas chamadas amígdalas do cérebro. Essas amígdalas do cérebro são ativadas quando estamos em uma situação de ameaça, situações em que precisamos agir rapidamente, ou quando recebemos uma grande quantidade de informações que devemos processas; e, quando resolvemos tal situação, essas glândulas deveriam ser desligadas. Porém, na sociedade moderna, com a quantidade de informações que nosso cérebro recebe a cada instante, ocorre uma “falha”, pois não temos a capacidade de processar tudo isso. E isso aumenta dia a dia, criando um congestionamento em nossos filtros de ver a realidade e conseguir responder a todas essas questões. No momento, estamos passando 24 horas com essas amígdalas do cérebro ativadas, o que é muito prejudicial ao organismo, saiba porque…

Por que ficar com as amígdalas do cérebro ativadas constantemente é prejudicial ao organismo?

Quando essas duas glândulas estão “ligadas”, elas produzem principalmente dois hormônios: o cortisol e a adrenalina, que são dedicados à luta, à fuga e até mesmo a um colapso de paralisação, que, nos animais irracionais, por exemplo, serve para enganar os predadores, ou seja, esses dois hormônios não foram feitos para estarem continuamente no nosso organismo. Por fim, isso gera a chamada inflamação do nosso DNA, gera uma descompensação, um desequilíbrio hormonal. Genes que não deveriam ser ligados, serão ligados; e outros genes que deveriam estar funcionando, param de funcionar. Com isso, começam a aparecer sinais e sintomas de doenças, podendo ser elas as mais variadas, como:

• Diabetes;
  • Tireodite de Hashimoto;
  • Fígado gorduroso;
  • AVC;
  • Câncer;
  • Hipertensão arterial;
  • Infarto do miocárdio;
  • Artrite reumatoide;
  • Lúpus;

Todas essas doenças provocam graves inflamações e lesões em nosso organismo. Por esse motivo, é necessário aprender a se adaptar aos movimentos que são naturais da vida e tentar entender como nosso cérebro funciona, utilizando principalmente a psicoeducação. Com isso, conseguimos interpretar os problemas e a rotina exaustiva de uma maneira diferente, conseguimos mudar a nossa percepção.

Os medicamentos recomendados para as doenças causadas pelo desequilíbrio hormonal são, sim, excelentes, mas devemos ter em mente que o tratamento deve ser um conjunto do medicamento com a psicoeducação. Dessa maneira, conseguiremos corrigir a maioria das doenças inflamatórias com sucesso!