Estar acima do peso é motivo de preocupação, não só estética como também com relação à saúde. Porém, algumas pessoas possuem muita facilidade em adquirir gordura e dificuldade extrema em perdê-la. Para queimar esse excesso de peso, é necessário, antes, saber porque você está engordando, a fim de cortar o mal pela raiz.
Quais são as causas do excesso de peso?
O aumento de peso involuntário pode se dar por N motivos, desde má alimentação até problemas hormonais. Vejamos aqui quais são as principais causas de engordarmos:
• Consumo excessivo de carboidratos
Essa é, na verdade, a principal causa do aumento de peso. Hoje em dia é muito mais difícil manter uma rotina de alimentação saudável e balanceada. O tempo é curto e a oferta de alimentos ricos em açúcares e carboidratos é infinita. Portanto, é interessante controlar o consumo desses alimentos – como pão branco e doces, por exemplo – e trocá-los por outros low carb.
• Falta de exercício físico
Não querer ganhar peso e ser sedentário são coisas opostas. Quem deseja emagrecer ou até mesmo manter o peso precisa praticar exercícios físicos pelos menos 3 vezes na semana. A atividade faz com que o metabolismo funcione corretamente, queimando as calorias que ingerimos.
• Estresse
Sempre falamos sobre como o estresse influencia no ganho de peso. A gordura funciona como uma “barreira antidepressiva e antiestresse”, por isso, quanto mais estressados estamos, mais difícil será a perda de peso.
• Problemas hormonais
Existem muitas pessoas que seguem tudo o que dissemos acima. Mantém uma alimentação saudável, procuram diminuir o estresse e praticar exercícios físicos, mas, mesmo assim, continuam ganhando peso. Isso acontece geralmente por disfunções hormonais, como o hipotireoidismo ou pelo desequilíbrio dos níveis de insulina no sangue. Por isso, é muito importante estar sempre em dia com seus exames, pois problemas hormonais precisam de tratamento imediato.
A partir disso, podemos perceber que o principal motivo, de maneira geral, pelo qual engordamos é a falta de bons hábitos na rotina. É, sim, mais difícil manter uma alimentação saudável e conseguir praticar atividade física com regularidade nos dias de hoje, com a nossa rotina corrida. Contudo, esse é o segredo para que o corpo funcione bem, evitando consequências desagradáveis. Cuide da sua saúde!