Aprendendo a lidar com o estresse

Como você lida com o estresse? Saiba que esse fenômeno pode trazer mais do que uma simples dor de cabeça se você não aprender a viver melhor.

Trânsito, barulho, choro, pedidos, o clique do grampeador, a voz do chefe. Você prendeu a respiração por alguns segundos apenas em ler essas diferentes situações cotidianas? Então pode ser hora de aprender um pouco sobre o estresse e como lidar com ele.

Muitas pessoas relacionam o estresse e a ansiedade exclusivamente com perturbações mentais, que nos trazem problemas psicológicos ou que se constituem apenas como empecilhos para o dia a dia.

A questão é que, tudo o que afeta nosso cérebro – especialmente se vier acompanhado de uma certa frequência – acaba ativando nosso sistema endócrino e as defesas do organismo podem acabar exagerando na dosagem, já que, nós estamos forçando nosso corpo a isso.

Por isso, hoje iremos falar sobre como lidar com o estresse, dentro da ótica do Endocrinologista Dr. Álvaro Afonso, e aprender como podemos viver mais e com mais saúde aprendendo a driblar as dificuldades estressantes do cotidiano.

O que é o Estresse, afinal?

Você entrou na sala de aula e imediatamente suas mãos ficaram geladas, seu coração acelerou e sentiu que suas bochechas esquentaram bruscamente? O que pode ter causada essa reação generalizada no seu corpo? A resposta é simples: a memória do atraso.

Se você já chegou atrasado no trabalho ou na faculdade e tomou um esporro do chefe, ou foi impedido de assistir a aula, seu cérebro memorizou essa situação como uma situação de risco, ou seja, uma situação que pode trazer consequências ruins (como perder pontos, perder aula, ser descontado no salário ou até mesmo perder o emprego).

Por essa razão, antes mesmo de entrar na sala, seu corpo inteiro “se estressou”. O que temos aqui? O Dr. Álvaro Afonso explica que, na verdade, “não existe o estresse. Existe a memória de como você reage aos fatores estressantes.”

Assim como a preocupação, que como o nome diz é uma ocupação prévia do nosso cérebro, (como sofrer por antecipação), o estresse é causado por uma memória anterior e que funciona com um botão que é acionado em caso de “perigo”.

Assim, nossa circulação sanguínea aumenta, deixando-nos com as bochechas rosadas, o coração acelerado e uma dose de adrenalina é recebida pelo corpo para nos impulsionar a reagir/lutar ou a fugir da situação.

Essa situação, pode ser entendida como uma situação estressante, que vai sobrecarregar nosso cérebro, e que se não for compreendida e bem trabalhada, pode levar a danos sérios de saúde por conta da sobrecarga de hormônios em nosso cérebro.

Como lidar com o estresse?

A solução parece até saída de um livro de contos de fadas, mas possui embasamento científico dentro da física quântica, através da lei da conservação universal: Nenhuma energia se perde, só há a transformação dessa energia em outra.

E o que isso tem a ver com o estresse?

Situações estressantes consomem sua energia. Pessoas que reclamam demais, que nunca estão satisfeitas e são extremamente incompreensivas podem “sugar” a energia do seu ouvinte.

A todo o instante estamos competindo involuntariamente por precisar de energia. Contudo, com a consciência de que isso acontece, é possível nos recarregarmos o suficiente para fornecer energia ao outro sem terminarmos exaustos e carregando sobre nós o “estresse” deles.

O primeiro passo é imaginar que o próprio universo está te fornecendo essa quantidade extra de energia.

Ou seja, quando a situação de estresse se materializar através de pessoas questionadoras e resmungonas, apenas ouça-a. Compreenda que ela precisa “descontar” em alguém para se energizar, e apenas preencha-se com a energia do universo.

Ao final da conversa, ela estará mais calma por ter “desabafado” e você estará preenchido e consciente de que sua energia não foi “roubada” por ninguém.

Conhecer como funciona o cérebro e como as reações químicas influenciam no nosso humor, nas nossas reações e no nosso dia a dia é o primeiro passo para criar novas memórias, que não impliquem na sobrecarga do nosso organismo pelo estresse.

Agora você já sabe como lidar com o estresse. Tenha pensamentos bons, programe-se para ter pensamentos positivos, respire calmamente e admire as coisas ao seu redor. Seja grato pelo hoje e viva intensamente o presente que é a vida!

Marcadores:

Menu