Transtorno Compulsivo Alimentar Periódico (TCAP) – Entenda!

Quase todos nós já tivemos um ou mais episódios nos quais acabamos comendo muito mais do que o necessário no momento, e depois ficamos nos sentindo cheios e arrependidos.

E isso acontece geralmente nas férias, datas festivas, viagens ou ocasiões especiais

E se esses episódios de alimentação compulsiva ocorrerem de forma esporádica, e neste caso, comer demais foi uma decisão voluntária, apesar de não muito inteligente, não há motivos para preocupação.

No entanto, se os episódios de compulsão alimentar forem frequentes, incontroláveis e passar a despertar uma intensa sensação de culpa, angústia e vergonha, podemos estar diante de uma doença psiquiátrica chamada Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica.

E se você acha que neste momento esteja em um quadro compulsivo e precisa de ajuda, não se preocupe, pois será sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

O que exatamente é o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP)

Trata-se de um transtorno caracterizado por uma grande quantidade de ingestão de alimentos, e que geralmente acontece por um curto período de tempo, e é acompanhado por sentimentos como: perda de controle, culpa e sofrimento psíquico.

O quadro compulsivo tem o seu início geralmente durante a adolescência ou nos primeiros anos da vida adulta, mas a maioria dos pacientes só procura atendimento médico por volta dos 35-40 anos de idade.

E diferente do que ocorre na bulimia nervosa, as pessoas com TCAP não apresentam comportamento purgativo compensatório, ou seja, não é induzido vômitos, prática de atividades físicas intensas, nem o consumo de diuréticos ou medicamentos para emagrecer após os episódios de alimentação compulsiva.

E mesmo que não se limite apenas aos indivíduos obesos, o Transtorno Compulsivo Alimentar Periódico (TCAP) é frequentemente observado neste grupo, e geralmente por aqueles que procuram tratamento para perder peso.
Por exemplo, enquanto a prevalência estimada de compulsão alimentar na população geral pode variar de 1,5% a 5%, pacientes obesos podem atingir até 63% de prevalência deste transtorno.

Infelizmente, as pessoas com o Transtorno Compulsivo Alimentar Periódico, também geralmente, por vergonha, se escondem durante os seus momentos de compulsão e podem até esconder a doença da família por alguns anos. Porém, alguns sinais devem servir de alerta como:

• Principais sintomas
  • Ter comidas escondidas dentro do quarto e restos ou migalhas de comida espalhados por locais inusitados da casa, como banheiros ou armários;
  • Sumiço frequente de comida da dispensa ou da geladeira;
  • Algumas flutuações de peso ao longo de meses ou anos;
  • O uso de roupas muito largas para esconder a aparência física;
  • Ter um isolamento social;
  • Baixa autoestima;
  • Sintomas depressivos.

Com o passar do tempo, o transtorno da compulsão alimentar aumenta os riscos do paciente desenvolver doenças físicas, tais como diabetes tipo 2, problemas nas articulações, doenças cardíacas, refluxo gastroesofágico (DRGE), pedra na vesícula, colesterol elevado e alguns distúrbios respiratórios relacionados ao sono.

Quais são os tratamentos corretos para o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP)?

O que acontece na compulsão alimentar é que, a pessoa possui geneticamente uma predisposição a lidar mau com os neurônios que inibem os impulsos e gratificações imediatas.

Então, geneticamente falando, possuem os genes parcimoniosos, que as vezes inflamam e pioram a capacidade da pessoa lidar com as frustrações, perdas, críticas, cobranças, pressões e escolhas.

Ou seja, a parte inibitória do cérebro das pessoas que possuem esses genes parcimoniosos é prejudicada.
E esses genes parcimoniosos estão ligados ao desenvolvimento da obesidade, da compulsão alimentar e impulsividade, e evidentemente, transtorno de personalidade e o transtorno de humor, pois são processo inflamatórios.

E quando forem procurar ajuda, precisam ser atendidas por pessoas que possuem treinamento e que conheçam os transtornos de personalidade, ansiedade e os transtorno de humor, para que desta forma, seja feito o diagnóstico correto.

Neste caso, é importante fazer um treinamento com psicólogos, principalmente utilizando as técnicas modernas de atenção plena, chamada de Mindfulness, ou seja aprender a focar a atenção junto com a respiração no momento presente, para entender que, controlar o impulso de comer é perfeitamente possível, desde que esteja medicada e faça o treinamento da respiração e da atenção.

E sim, feito isso, é possível aprender a escolher uma alimentação equilibrada, uma alimentação em que entre proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, legumes, frutas, verduras, e claro, comendo de uma forma concentrada e saboreando a comida.

E sim, deve ser um tratamento de alimentação equilibrada e balanceada, junto com atividade física e aliado com a medicação, tudo isso por um determinado tempo para que ela recupere as habilidades que estão comprometidas pelo processo inflamatório.

E que, neste caso, trata-se da qualidade de sono, foco, atenção concentração, motivação e principalmente a sensação que ela tem do controle natural das emoções.
Temos algumas opções de medicações que são reconhecidamente eficazes:]

• Lisdexanfetamina;
  • Zonisamida;
  • Topiramato.

Agora vamos recapitular, primeiro deve-se corrigir a circuitarias dos neurônios e do cérebro, e depois entra um tratamento específico, como já foi citado anteriormente, de respiração consciente e psicológico e que entra atividade física e reeducação alimentar.

Porém, é importante frisar que, é muito difícil você fazer uma pessoa que fez esse processo de filmagem por meio dos neurônios espelhos, e que age de maneira inadequada, impulsiva e compulsiva, ter sucesso, sem começar pelo tratamento de desinflamação das circuitarias cerebral.

Mas com o tratamento correto é totalmente possível.

E lembre-se, pensamentos, sentimentos, palavras e abertura para aprender, são processos importantes, pois sem isso você não terá resultados no tratamento.

Dúvidas, críticas ou elogios, deixem nos comentários. Até a próxima!!!