Todos os exames de sangue precisam de jejum?

Afinal, é preciso ou não ficar em jejum antes de fazer exame de sangue? Essa é uma dúvida comum para quem vai se submeter a esse tipo de procedimento e fica com receio de prejudicar os resultados. No entanto, existe uma maneira simples para descobrir quais são os exames que precisam de jejum, e é sobre isso que o Dr. Alvaro Afonso irá explicar neste post. Confira:

Quando o dia de realizar exames se aproxima, a sua cabeça começa a ficar com muitas dúvidas? Afinal, é preciso ficar de jejum para fazer o procedimento? Qual o período preciso ficar sem comer? O meu remédio pode afetar os resultados?

Se essas são as dúvidas que tiram a sua tranquilidade antes de fazer o exame, então está no lugar certo! Segundo o Dr. Alvaro Afonso, essa não é mais uma exigência para todos os exames de sangue.

Isso mesmo, por incrível que possa parecer, alguns exames não requerem que você passe horas sem comer nada e ainda enfrente filas gigantescas no primeiro horário dos laboratórios.

Conheça abaixo quais são os exames em que não é necessário ficar em jejum por horas:

 

Todos os exames de sangue precisam de jejum?

Você não precisa, necessariamente, passar horas em jejum para realizar um exame de sangue. Apesar de muitos laboratórios difundirem essa crença, ela deixou de ser considerada uma verdade universal.

Veja bem, alguns estudos realizados na área fizeram uma série de testes com base nos valores de referência de alguns exames. O resultado foi surpreendente, pois eles comprovaram que a restrição alimentar não interfere nos dados obtidos por meio de alguns exames.

Somado a isso, o grande avanço tecnológico permitiu que os exames fossem realizados de maneira mais rápida e eficaz se compararmos com os de alguns anos atrás.

 

2 . Quais exames não precisam mais de jejum?

Agora que você sabe que não são todos os exames de coleta de sangue que necessitam de um período de jejum, é válido descobrir quais são eles para não ter que ficar períodos sem comer devido a disso.

De maneira geral, os principais exames que se enquadram nessa categoria são os seguintes:

 

  • Colesterol total
  • LDL
  • HDL
  • Não – HDL
  • VLDL
  • Triglicérides
  • Hemograma

 

Apesar das indicações de que não é necessário fazer jejum antes de realizar esse tipo de teste, o recomendado é buscar orientação médica antes de realizar qualquer um deles.

Isso porque, em alguns casos, é preciso ter uma alimentação mais leve antes do procedimento, por exemplo.

3 – Beber água quebra o jejum?

Independente da necessidade ou não de fazer o jejum antes de realizar o exame de sangue, é importante que você tenha cuidado com a quantidade de água que consome antes do procedimento.

De maneira geral, não há problema se o paciente ingerir um pouco de água antes de fazer o exame. No entanto, essa realidade muda quando se trata de um consumo excessivo, pois é possível que ocorra interferência nos resultados dos exames de sangue e de urina, por exemplo.

 

4 – Bebida alcoólica altera os resultados dos exames ?

É preciso ter em mente que o exame de sangue irá revelar o seu estado de saúde atual. Por essa razão, os especialistas recomendam que os pacientes fiquem 03 dias sem tomar bebida alcoólica, antes da realização dos procedimentos.

O principal motivo, é que um simples copo de vinho ingerido na véspera do exame, é o bastante para modificar os triglicérides e as taxas de colesterol do paciente, falseando assim todos os resultados.

 

Então, agora que você sabe que não são todos os exames que exigem um período de jejum, poderá ficar mais tranquilo quando se submeter a esse tipo de procedimento.

Mas atenção, caso tenha alguma dúvida, não exite em perguntar para um profissional capacitado. Afinal, existem alguns casos especiais que não se enquadram nesse tipo de regra para fazer o exame.

Dessa forma, você não corre o risco de ter os resultados dos seus exames alterados devido a algo indevido que você tenha feito sem perceber, como consumir muito álcool ou ter uma alimentação mais pesada.

Marcadores:

Menu