Qualidade do sono é qualidade de vida

Nada melhor do que uma boa noite de sono, não é mesmo? A qualidade de sono é importante para vários aspectos em nosso corpo. Você sabia que quando você dorme bem você previne muitas doenças e isso melhora sua qualidade de vida? Dr. Álvaro explica como a qualidade do sono interfere diretamente na qualidade de vida.

A importância do sono

Quando dormimos nosso cérebro não descansa, pelo contrário, 95% do nosso cérebro está processando informações quando dormimos e apenas 5% descansa. É fundamental a questão do tempo de sono, pois o nosso cérebro trabalha durante nosso sono. Mas o que exatamente ele faz? Ele trabalha desinflamando os tecidos, os rejuvenescendo, fazendo também programa de liberação de hormônios com o que é chamado de ciclo que dura em torno de noventa minutos cada. Sendo necessário ao menos cinco ou seis ciclos bem feitos para afirmar que se dorme bem. Por isso a qualidade do sono é muito mais importante que o tempo. Ao todo são necessárias ao menos 7 horas e 30 minutos com qualidade de sono para manter a qualidade de vida com seu corpo e sua mente.

 

Para que servem esses ciclos do sono?

O que ocorre durante os ciclos do sono é a liberação de hormônios. Esses hormônios têm papel fundamental no nosso corpo e melhoram nossa qualidade de vida. Durante os ciclos do sono são liberados hormônios que:

  • Inibem a fome ao longo do dia
  • Rejuvenescem
  • Transformam a gordura em músculo

Quando os ciclos são interrompidos consequentemente os hormônios são desequilibrados. Por isso é comum vermos pessoas tentando emagrecer, mas não levando em conta a importância da qualidade e do tempo do sono.

 

Motivos que nos levam a perda de qualidade do sono

São em média noventa tipos de transtornos, mas dois tipos são mais comuns. Um deles é uma falha bioquímica que não permite que seu cérebro desligue para poder trabalhar nos ciclos com harmonia, impedindo o cérebro de ficar em “ponto morto”. Outro tipo mais comum é hereditário, as pessoas já nascem dessa forma e tem muito a ver com a anatomia da língua e da traqueia, essas anormalidades atrapalham a passagem de ar, fazendo o que chamamos de interrupção do sono. Nesse momento quem dorme leva um susto, mas não acorda, porém esses sustos despertam o cérebro e ele libera hormônios de estresse, fazendo com que se perca a qualidade do sono. Esses transtornos não só fazem com que se perca a qualidade do sono como também podem causar doenças como diabetes, fígado gorduroso, hipotireoidismo, obesidade e muitas outras. E essa fragmentação do sono acaba provocando o envelhecimento dos hormônios.

Apesar desses transtornos estarem presentes na vida de milhares de pessoas, poucas tratam o sono como problema principal. Por isso a qualidade do sono é qualidade de vida. Tendo um sono de qualidade podemos evitar doenças, emagrecer, rejuvenescer e ainda despertar com aquela disposição para enfrentar o dia. Se você se identificou com alguns desses sintomas, procure um médico para iniciar o tratamento e melhorar sua qualidade do sono e de vida.

Marcadores:

Menu