Pré-diabetes – Um alerta do bem

A diabetes é uma doença que afeta diretamente a regulagem do açúcar em nosso corpo, o que pode ser bastante perigoso. Porém, existe uma condição que serve como um alerta, essa condição é chamada de pré-diabetes. Saiba mais!

Muitas pessoas, hoje em dia – estima-se que, mais ou menos, 13 milhões de pessoas no Brasil – sofrem com a diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2. Essa doença é considerada crônica e ocorre quanto o nosso organismo há insuficiência na produção de insulina, que é responsável pela regulagem da glicose. A diabetes pode ser identificada através de exames de sangue, contudo, existe uma condição chamada pré-diabetes, que ajuda a identificarmos o problema mais cedo, o que faz com que o tratamento seja mais eficaz, evitando que a diabetes de fato aconteça.
O que é a pré-diabetes?
A pré-diabetes é a situação em que há um aumento no nível de glicose no sangue, ou seja, ele se encontra mais alto do que o normal – que é menor ou igual a 99 mg/dL – porém não é alto o suficiente para ser considerado diabetes, essa condição costuma anteceder o quadro diabético do tipo 2. Na pré-diabetes a concentração de glicemia no sangue varia entre 100 e 125 mg/dL; a partir disso, já é diagnosticada a diabetes. Por esse motivo, é muito importante que fiquemos atentos sempre ao nível de glicose em nosso sangue, por isso os médicos consideram a pré-diabetes um alerta do bem.
Fatores de risco
Algumas pessoas têm mais propensão a desenvolver a condição de pré-diabetes e, consequentemente, a diabetes. Vejamos quais são os fatores de risco:
Indivíduos com baixo HDL (colesterol bom) e alto nível de triglicérides;
Pessoas que estão acima do peso;
Pressão alta;
Genética, ou seja, quando alguém da família apresenta diabetes;
Problemas relacionados ao sono;
Idade avançada;
Mulheres que apresentam Síndrome de ovários policísticos;
Distúrbios psiquiátricos;
Esses são alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença crônica. Caso você se encaixe em um deles, é imprescindível que procure seu endocrinologista para a realização de exames.
Quando a pré-diabetes é identificada pelo exame de sangue, é interessante que o tratamento já seja iniciado. Também é importante incluir hábitos à rotina que ajudam a não haver o desenvolvimento da doença, pois muitos dos nossos costumes influenciam no aumento da glicose no organismo. Algumas das medidas que podem ajudar a prevenir a diabetes, principalmente quando já há a condição pré-diabética são:
Alimentar-se bem, com uma dieta equilibrada, evitando alimentos gordurosos;
Ter boas noites de sono;
Praticar exercícios físicos, pois esses ajudam a diminuir a quantidade de gordura no organismo e auxiliam, também, a manter bons níveis de HDL;
Evitar o tabagismo;

Portanto, é essencial estar sempre atentos aos sinais e sintomas da pré-diabetes, que muitas vezes podem passar despercebidos, mas que nos ajudam a identificar tal condição e tratar o mais rápido possível. Procure seu endocrinologista para a realização de seus exames de rotina. Evite o desenvolvimento de doenças que afetarão a sua qualidade de vida.