Porque sempre falam para você ingerir fibras na alimentação?

O ministério de saúde recomenda uma ingestão diária de 25g de fibras na alimentação para assim manter a manutenção de um bom e balanceado plano. Você pode até achar pouco, mas para que que você atinja este nível, é necessário variar entre as mais diversas fontes de alimentação e distribuí-las em porções no decorrer do dia. E é exatamente para que você entenda como poderá equilibrar a quantidade de fibras em seus cardápios que preparamos este post. Confira:

As funções das fibras na alimentação
As fibras têm o dever de atuar como reguladoras importantíssimas no transito digestivo e podem cumprir este papel a partir de duas maneiras: através das solúveis, ou das insolúveis.

Fibras solúveis
Este tipo de fibra é daquele que, ao tocar na água, necessariamente forma uma espécie de gel. Esta textura permite que os alimentos fiquem um pouco mais viscosos quando ainda estão dentro do estômago. Outro benefício que está ligado as fibras solúveis, é a manutenção de um bom colesterol, também conhecida como LDL, a regulação dos açúcares no sangue e a prevenção de doenças cardiovasculares.

Confira abaixo alguns dos alimentos em que podemos encontrar

este tipo de fibra.

 

  • Aveia;
  • Leguminosas (lentilha, feijão, ervilha);
  • Castanhas;
  • Pera e maçã;
  • Sementes de linhaça;

 

No decorrer do seu trânsito pelos nossos corpos, elas agem absorvendo gorduras e açúcares, e é exatamente por isso que elas são amigas de controle do índice glicêmico e do colesterol. O que é um ótimo bônus se você está procurando emagrecer com saúde. As fibras são aliadas no bom funcionamento do corpo e auxilia nas reações químicas que ocorrem no nosso organismo, aliadas não só da saúde, mas também da boa forma.

Fibras insolúveis
Essa é a categoria onde as fibras não reagem ao tocar a água. Diferente das solúveis, elas não formam nenhum tipo de gel, assim passando intactas no decorrer do processo de digestão. O trabalho principal delas é dar a estrutura e o volume para o bolo fecal, assim, consegue manter o funcionamento do intestino em dia. Diminuindo a fermentação nas regiões do cólon e permitindo a maior absorção de água, estas fibras insolúveis tornam o processo da evacuação mais rotineiro e mais rápido, evitando alguns problemas que incomodam bastante o nosso sistema digestivo, como o contato com toxinas, e também a prisão de ventre. Dentre todos os alimentos que tem a função de apresentar este tipo de fibra, alguns deles são:

 

  • Pão, macarrão e arroz integrais;
  • Hortaliças verde-escuras, como a couve;
  • Cascas de frutas e tubérculos;
  • Farelo de trigo;

 

O consumo regular destes tipos de fibras, mais do que apenas dar um suporte à absorção e digestão adequada dos nutrientes, potencializa a manutenção das bactérias “boas”, importantes para que o intestino funcione corretamente. Ou seja, para manter a saúde do seu intestino e todas as funções do sistema digestivo em dias, basta você criar um cardápio bem variado, escolhendo seus alimentos ricos em fibra prediletos e inseri-los balanceadamente em sua alimentação diária. Assim, você poderá comprovar a eficácia das fibras em poucos dias e perceberá seu organismo muito mais ativo e saudável.

 

Marcadores:

Menu