Porque a ansiedade e o estresse podem te engordar ou roubar sua saúde e nutrientes?

Você sabia que o seu corpo é a sua mente? Que as melhoras físicas começam na nossa cabeça e que problemas de estresse e ansiedade tem impacto muito além do nosso humor? Pode parecer óbvio mas não é, uma vida de estresse pode ser o primeiro passo para problemas mais graves no seu organismo.

 

O estresse é uma resposta do organismo ao desafio de sobrevivência, uma resposta a qualquer mudança no ambiente que traga ameaça para sua própria vida. Uma única informação é capaz de aumentar sua ansiedade. Mas, será que isso é capaz de te fazer engordar? A resposta é sim!

Os fatores internos e os fatores externos despertam os fatores comportamentais, isso quer dizer que você pode estar propenso a comer mais. Quando o corpo se encontra em um estado de ansiedade ele pode liberar cortisona e adrenalina, os hormônios que são responsáveis pelo aumento do acúmulo da gordura corporal.

As pessoas acumulam memórias, frustrações e experiências negativas no sistema límbico e a nossa energia vem do sistema emocional. Isso é disparado por determinados gatilhos, se você vive frustrações, impotências ou vai acumulando energias reativas, limitadas, que não dão resultados na sua vida, quando você está sob estresse você escolhe alimentos que tenham açúcar com gordura pois isso acalma e dá temporariamente sensação de prazer.

A compulsão alimentar aumenta o tecido de gordura, que tem função de proteger o organismo contra a falta de energia da motivação, a falta da energia para o comprometimento e a função protetora da sanidade mental.

Se você tem ansiedade, aprender estratégias para você modificar a interpretação dos fatos pode te ajudar a combater a obesidade e o sobrepeso. Responder aos impulsos não é a solução pois o sentimento de culpa pode piorar a sua situação e aumentar a ansiedade. Assim o ciclo vai se repetindo e você acaba em um círculo vicioso, que pode agravar seus níveis de ansiedade e desencadear outras doenças mentais, emocionais e físicas.

É fundamental identificar o motivo de sua ansiedade, o que te deixa em estado nervoso e aprender a lidar com isso. Buscar a ajuda de um profissional pode auxiliar você a descobrir o principal motivo de estar ansioso e ajudar a lidar com esses elementos.

A prática de atividade física pode auxiliar tanto na ansiedade quanto na perda de peso. Tornando as atividades físicas um hábito, seu humor pode ser melhorado, pois são estimuladas substâncias que provocam a sensação de bem estar.
O aumento de peso não é o único sintoma da ansiedade, são muitos os motivos que podem desencadear a ansiedade, inclusive os problemas na tireóide. É importante ficar atento aos sintomas tanto físicos quanto psicológicos, tais como:
Insônia
Aperto no peito
Tensão muscular
Ataques de pânico
Problemas em se concentrar

 

A ansiedade, depressão e obesidade tem se tornado cada vez mais comum, mudanças de hábitos e pensamentos podem aliviar ou prevenir esses males do século. Manter o corpo saudável, a mente em equilíbrio, sua energia positiva, são a chave para uma vida mais completa e feliz. Portanto, cuide do seu emocional e psicológico. Tenha um tempo para você e para o que lhe faz feliz.

Não deixe a compulsão alimentar ser o único prazer da sua vida. Não deixe a culpa tomar conta de você, entenda seus limites e se respeite.

Marcadores:

Menu