Os maiores desafios da obesidade – entenda!

O maior problema hoje da grande incidência de obesidade, chama-se ansiedade. E a ansiedade é um estado de tensão, inquietude, apreensão e irritação, que acaba produzindo um hormônio, e este hormônio chama-se cortisol.

 

Que por ser liberado constantemente no sangue, acaba mexendo em o nosso código genético, inflamando os genes daquelas pessoas que já tem predisposição para obesidade.  

Porém quais são realmente as causas da obesidade? E quais os seus maiores desafios?  

Será sobre isso que falaremos neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre a obesidade e quais são os seus maiores desafios. 

Quais são as reais causas da obesidade? 

Os genes que acabam sendo inflamados pela influência do cortisol, fazem o corpo perder a capacidade de usar corretamente uma substância chamada de insulina.  

A insulina chega junto com o alimento no corpo, em nossas células, e em parte provoca a transformação do alimento em energia, e a outra parte é usada para reconstrução do nosso corpo. 

Porém a partir do momento que a insulina é alterada pelo os níveis deste cortisol, ela chega em momentos e quantidades diferentes. 

E por isso, ao invés do organismo queimar o alimento, ele começa a transformar o alimento em gordura, em reserva energética.  

E por causa da inflamação causada, e também pela insulina chegando na hora errada e em uma quantidade maior, tudo que você começa a comer, passa a transformar em gordura.  

E por isso é muito importante estarmos atentos a estes fatores, para desta forma, contornarmos este problema, que é a obesidade.  

Quais as novas substâncias que auxiliam no tratamento da obesidade? 

Hoje felizmente apareceram novas substâncias que, são extremamente eficazes, e sem quase nenhum efeito colateral. 

Elas corrigem a modulação do hormônio chamado insulina, e com o uso dessas substâncias, os tecidos começam a desinflamar, e o metabolismo a destravar.  

E a pessoa passa a desinchar, em praticamente todos os sentidos, desde o cérebro, tireóide, fígado, músculo, passando a queimar o alimento, e também a guardar uma pequena reserva, ao invés de transformar praticamente todo o alimento em reserva. 

Como é feito o tratamento correto da obesidade?  

Já que todos os tecidos estão inflamados, e a maior parte do motivo é a ansiedade, neste caso, em primeiro lugar devemos tratar a ansiedade.  

E simultaneamente tratar o efeito que é a inflamação dos tecidos, com a utilização dessas novas substâncias. 

Como já sabemos, a obesidade é uma doença biopsicossocial, os seus fatores são de diversas origens.  

Na nossa sociedade encontramos muita competição e muitos poluentes, e isso forma uma espécie de estresse que inflama os nossos genes.  

Ou seja, os conflitos psicológicos também são formas de inflamar os genes, pois esses conflitos geram cortisol, que é a substância que causa as inflamações.  

E uma vez que a biologia está comprometida pela inflamação, isso acaba afetando os nossos sentimentos, comportamentos, atitudes, emoções e os resultados na nossa vida. 

Agora, o que é interessante é que muitas pessoas acreditam que é apenas uma questão de vontade, em fazer dietas restritivas ou não 

Quando na realidade o que percebemos hoje, é que no momento que você desinflama os genes que estão inflamados, principalmente no cérebro. 

O nosso relacionamento com a comida muda completamente, e o nosso relacionamento do metabolismo com o que é ingerido também passa por mudanças. 

Então, o biológico jamais pode ser separado de sentimentos, emoções, conflitos psicológicos, e do ambiente social.  

Principalmente do ambiente cultural, que afeta diretamente os nossos genes sendo uma questão dinâmica e não estática. 

A genética hoje não é destino, e praticamente não existe simplesmente o fator genético, o que existe é a epigenética, que é o estudo da interação da dinâmica entre o ambiente e os nossos genes.  

E é muito interessante percebermos isso, porque os alimentos, sentimentos, comportamentos, convivência social, poluentes, todos estes fatores interagem com os nossos genes, provocando inflamações.  

E a partir do momento que alguém está começando a engordar, significa que os genes começaram a inflamar, pelo os mais diversos motivos. 

Mas como podemos perceber, a boa notícia é que hoje em dia, já temos como desinflamar esses genes que estão inflamados. 

E é muito importante ter este conhecimento, pois antes não existia como corrigir esta diferença. 

E a partir daí, conseguimos reverter o processo, e isso já é extremamente importante e relevante. 

E aí? O que achou do artigo? Compartilhe a sua opinião aqui conosco, a sua opinião é muito importante. 

Aproveite, curta e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

Marcadores:

Menu