Não se engane, não existe fórmula mágica para o tratamento da obesidade. Diferente do que se pode pensar, essa doença inflamatória não pode ser tratada apenas com remédios, dietas ou exercícios físicos.
Para conseguir alcançar o peso ideal, você terá que se jogar de cabeça em um processo de mudança de mentalidade. Esse é o ponto de partida para construir o melhor tratamento para a obesidade.
Quando você se dispõe a mudar os seus hábitos e fazer escolhas conscientes, consegue recuperar a sua saúde e alcançar o seu bem estar de maneira eficaz. Continue lendo para saber como fazer um tratamento efetivo para a obesidade com o Dr. Álvaro Afonso:
Como tratar a obesidade?
O Dr. Álvaro Afonso enfatiza que a obesidade é uma doença inflamatória crônica, cujo o tratamento é realizado por toda a vida. Assim, para tratar essa doença é preciso realizar uma série de hábitos capazes de desinflamar o corpo.
Isso significa que não há um único método para tratar a obesidade, mas sim uma soma de atitudes saudáveis que devem ser realizadas diariamente. As principais delas são:
Mudança de mentalidade
Na medida em que você aprende a comandar as suas emoções e entender que tudo na vida é uma escolha, está pronto para iniciar o seu tratamento contra a obesidade.
Com essa mentalidade torna-se mais fácil colocar em prática atitudes saudáveis de emagrecimento. Assim como mantê-las ao longo de todo o processo de perda de peso.
Quando isso não acontece, é comum nos decepcionamos com as falhas e retorno de velhos hábitos alimentares e de vida que só ajudam a inflamar ainda mais o nosso organismo.
Para desenvolver um pensamento magro é preciso que você tenha consciência, disciplina e amor próprio. Essa é a base para sustentar hábitos saudáveis que irão desinflamar o seu organismo e promover a perda de peso.
Nutrição inteligente
Manter uma dieta balanceada e rica em alimentos saudáveis, também faz parte do tratamento da obesidade. Isso porque, você irá fazer refeições nutritivas que ajudam não apenas na perda de peso, mas no processo de desinflamação das células.
Por estarem livres de aditivos químicos que estimulam a compulsão, é possível sentir mais saciedade e clareza mental. Em curto prazo, isso evita que você coma além do necessário e consiga manter uma rotina alimentar saudável.
Uma dica bacana é investir no consumo de alimentos funcionais como frutas, vegetais e cereais integrais. Além de conterem um baixo índice calórico, eles conseguem evitar o desenvolvimento de doenças e eliminar toxinas do corpo.
Prática de exercícios físicos
Outra parte importante do tratamento da obesidade é a prática diária de exercícios físicos. Estudos comprovam que essas atividades promovem inúmeros benefícios para a saúde, tais como:
- diminuição da pressão arterial;
- melhora da sensibilidade à insulina;
- desinflamação do organismo;
- sensação de bem-estar;
- perda de peso.
Atenção, caso você esteja com sobrepeso ou obeso é recomendado passar por uma avaliação médica, antes de começar o seu programa de exercícios. Também é importante conciliá-lo com uma alimentação saudável e ter controle sobre suas emoções e escolhas.
Como você pode perceber o tratamento da obesidade exige comprometimento e força de vontade. Afinal, diferente de outras doenças ela não pode ser tratada apenas com um remédio, por exemplo, mas sim por uma série de fatores que vão desde o controle emocional até a mudança alimentar. Mas apesar de ser um processo trabalhoso, ele não é impossível. Na verdade, ele pode iniciar nesse exato momento com a transformação da sua mentalidade.
Conscientize-se da importância de mudar os seus hábitos e comece a cuidar melhor de você e da sua saúde.