O sal pode aumentar o risco da diabetes?

Fugir dos doces e aumentar o consumo de alimentos salgados é o pior erro que você pode cometer para evitar o risco da diabetes Tipo II.
Não, você não entendeu isso errado.
Em algum momento da sua vida, você ouviu alguém afirmando que a melhor maneira de evitar a diabetes é diminuir o consumo dos doces.

Para reforçar isso, você ainda se depara continuamente com produtos para diabéticos que não contém açúcar.

O que ninguém contou para você é que existem alimentos tão perigosos quanto o açúcar que podem sim aumentar as suas chances de ter diabetes, como é o caso do sal.

Quer saber mais sobre isso? Continue lendo este artigo para descobrir as informações alarmantes divulgadas por especialistas sobre o consumo do sal e o que você realmente pode fazer para evitar a diabetes Tipo II. Confira:

 

1 – Estudos comprovam que o sal aumenta o risco da diabetes

Você provavelmente já ouviu falar que o sal era um terrível vilão para a saúde e o principal responsável por provocar doenças como: hipertensão, problemas cardíacos, dentre outras.

Ou seja, não existiam indícios de que ele tivesse alguma relação com o desenvolvimento da diabetes. Então, o que mudou? Os surpreendentes resultados de uma pesquisa realizada pelo Institute of Environmental Medicine.

Ela revelou que aumentar a ingestão diária de sal gera um grande salto no risco de desenvolver a diabetes Tipo II.

A pesquisa comparou a dieta de um grupo de 1.136 pessoas com alto risco de sofrer de diabetes tipo II ou de diabetes tipo I tardio, com a de um grupo de 1.379 pessoas saudáveis.

O resultado não poderia ter sido mais surpreendente: eles descobriram que o excesso de sódio na dieta aumentou em 43% o risco de desenvolver diabetes tipo II.

Esse resultado foi ainda mais alarmante para o grupo de diabéticos tipo I de início tardio, pois foi constatado um aumento de 73% das chances de desenvolver a doença por completo.

A boa notícia é que esses dados ainda não são definitivos, pois a pesquisa ainda está em desenvolvimento. Mas é como diz o velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar”.

É justamente isso que você irá descobrir no próximo tópico, ou seja, como controlar o consumo de sal.

 

2 – Controle a quantidade de sal

Afinal, qual a quantidade de sal ideal para manter a diabetes Tipo II longe? Veja bem, segundo a  American Heart Association, o recomendado é não ultrapassar o limite de 2.300 mg de sódio por dia.

Para que você possa ter uma ideia do que esse valor significa, veja abaixo a quantidade de sódio que alguns alimentos que você consome no seu dia a dia possui.

 

  • 2 fatias de pão sete grãos – equivale a 260 mg de sódio
  • 1 colher de sopa de maionese – equivale a 80 mg de sódio
  • 4 biscoitos cream crackers – equivale a 160 mg de sódio
  • 1 colher de chá de mostarda – equivale a 65 mg de sódio

 

Uma das maneiras mais simples para reduzir o consumo de sal é evitar alimentos processados e fazer as suas refeições com base em ingredientes 100% naturais. Por exemplo, prefira fazer o seu próprio molho de tomate do que comprar a sua versão industrializada.

Caso não tenha outra opção, fique atento aos ingredientes que estão indicados na embalagem. Sempre prefira aqueles que não só tenham baixo teor de sódio, como também de nitrato de sódio, sódio benzoato, citrato de sódio e glutamato monossódico.

 

Agora que você comprovou que o consumo de sal pode aumentar as suas chances de desenvolver diabetes Tipo II, procure manter sempre o equilíbrio entre os alimentos doces e salgados.

Para alcançar esse objetivo, adote uma alimentação saudável e rica em vitaminas e minerais. Também aproveite o sabor natural de cada alimento no momento de fazer as suas receitas, existem diversas especiarias que realçam o sabor dos alimentos e não prejudicam a saúde.

Esse é o segredo para que você consiga preservar a sua saúde e evitar o surgimento não só da diabetes de Tipo II, como também de diversas outras doenças que podem comprometer gravemente a sua saúde.

 

Marcadores:

Menu