Estresse e Ansiedade – Descubra por que você deve tratar as causas e não os efeitos!

Hoje sabemos que o estresse muda a nossa composição corporal e muda todos os nossos hormônios.
E que não adianta corrigir os hormônios, sem antes tratar o problema que realmente deve ser tratado, o problema real.
Pois quando tentamos corrigir os hormônios não estamos tratando causas, mas sim os efeitos, e consequentemente ganhando mais efeitos.

E será sobre isso que falaremos nesse artigo. Para facilitar a sua leitura esse artigo foi dividido em alguns tópicos!

  • Estresse e Ansiedade – Descubra por que você deve tratar as causas e não os efeitos!
  • Mas o que são as amígdalas, e como elas influenciam o nosso organismo?
  • O que são os neurônios espelhos e a sua influência no nosso organismo
  • O que exatamente é a técnica mindfulness, e como pode nos ajudar?

Hoje quando as amígdalas em nosso corpo são estimuladas, passamos a produzir um hormônio chamado de cortisol que tem a função de agir no metabolismo do açúcar para produzir energia, para que possamos dessa forma, se defender nos momentos que consideramos perigosos.

E o cortisol nas fases de estresse e perigo, é ativado junto com um hormônio chamado de adrenalina que faz com que o organismo seja estimulado a lutar, fugir ou principalmente resolver aquela situação que está nos ameaçando.

Porém, as pessoas passaram a ter essas amígdalas no cérebro estimuladas, com o aparecimento da sociedade moderna, mas sem o período de recuperação.

E dessa forma, as situações que definimos com estresse, ansiedade, luta e fuga, passaram a ser contínuas, e assim passamos a viver com essas amidalas no cérebro ligadas o tempo todo.

Mas o que são as amígdalas, e como elas influenciam o nosso organismo?

As amígdalas do cérebro são estrutura em forma de amêndoa, própria de todos os vertebrados e se localizam na profundidade dos lóbulos temporais, fazendo parte do sistema límbico.

São sensores que captam informações do ambiente, inclusive captam energia.

E que por meio dos exames de sangue e dosagens hormonais, nós sabemos hoje também que, quando estamos interagindo com as pessoas, as amígdalas captam as frequências e a energia que essas pessoas possuem.

E as amígdalas possuem uma memória de dor, estresse, traumas, que passam de geração em geração.

Ou sejam, nos permite escapar de situações de risco ou perigo, mas também nos obriga a lembrar de nossos traumas infantis e tudo aquilo que nos fez sofrer em algum momento.

E o mesmo acontece com os neurônios espelhos, pois eles filmam e editam essas características que também são passadas de geração em geração.

Mas o que são os neurônios espelhos e como eles influenciam o nosso organismo?

Conhecidos por ser um grupo de células cerebrais que são fundamentais não só para a socialização entre os seres humanos, como também para a empatia entre o ser e outro.

Basicamente, os neurônios espelho são aqueles responsáveis por imitar o comportamento de outro ser humano como se aquele que estivesse observando estivesse a praticar a ação.

O neurônio espelho fica filmando tudo desde que nascemos, e fica fazendo essa gravação o dia inteiro, e quando vamos dormir, se você tiver um sono correto, ele vai editar os neurônios que foram filmados.

E por isso, alguns problemas acabam não sendo simplesmente genéticos, mas sim epigenéticos, ou seja, o ambiente com os genes.

Com a ativação e estímulo da amígdala do cérebro, você terá aumento de peso, destruição dos neurotransmissores cerebrais, desânimo, alteração de humor e uma série de outros problemas.

E isso acontece por que as amígdalas não foram para ficar ligadas todo momento.

Porém, temos uma boa notícia, hoje é possível reverter essa situação, por meio de técnicas que já são bem conhecidas, como é o caso da mindfulness ou atenção plena.

O que exatamente é a técnica mindfulness, e como ela pode nos ajudar?

Esta técnica é tanto uma prática quanto um estado de espírito. Por exemplo, quando você pratica a meditação mindfulness, você está aumentando seu foco e treinando o seu cérebro a ser mais consciente muito tempo depois de você terminar de meditar.

Quando você está no momento de atenção plena, você está completamente absorto em tudo o que está acontecendo ao seu redor.

Trata-se de uma técnica que não envolve política ou religião, foram 40 anos de pesquisa, e que você precisa apenas ouvir e entender.

Pois a partir do momento que você estiver ouvindo, irá ligar o seu CPF e será desligado os botões da base do seu cérebro.

Você irá parar de ter inibição do hormônio que estimula a testosterona, e do hormônio que estimula a própria tireóide e o GH.

Por exemplo, quando analisamos as pessoas estressadas encontramos praticamente o mesmo padrão.

Nesse caso, supressão do hormônio do crescimento, do TSH, mais um cansaço nas glândulas suprarrenais, isso porque elas não podem ficar funcionando diariamente.

E que faz tão mal quanto o excesso de produção da suprarrenal, por isso, temos essa epidemia de diabetes, hipertensão, e de pessoas usando remédios para colesterol.

Porém, não podemos esquecer que o colesterol é um hormônio extremamente importante.

E é nesse ponto, as pessoas não estão tratando causas, mas sim os efeitos, e ganhando mais efeitos.

Isso porque o problema não é o colesterol, o problema é estar com as suas amígdalas ligadas 24 horas.

E por isso surgiu o desinflama Brasil, a lava jato do DNA, que consiste em técnicas, ferramentas e metodologias, para você limpar as memórias do passado que não pertencem mais e não interessam.

Assim como limpamos um HD, e você irá aprender a perceber o que geralmente não percebemos.

E esse é o primeiro passo para se ter saúde, é perceber na sua vida que se você não está tendo o resultado que deseja, é necessário mudar as estratégias, mudar o processo.

Pois se não reconhecermos os nossos erros, como teremos novas experiências? Quantas pessoas não conhecemos que fazem as mesmas coisas todos os dias, e reclama dos resultados? Pense nisso!

E aí? Gostou do artigo? Compartilhe a sua opinião conosco. Dúvida, críticas ou elogios deixem nos comentários. Até a próxima!  

Marcadores:

Menu