Perder peso não precisa mais ser uma missão impossível. Isto é, quando você coloca em prática a dieta do chuveiro elaborada pelo Dr. Álvaro Afonso.
Com ela você não irá apenas eliminar aqueles quilinhos a mais, mas também conquistar uma vida com mais saúde e bem-estar.
Essa dieta se diferencia das demais por promover uma mudança integrada dos seus hábitos saudáveis, alimentares e emoções.
Parece bom demais para ser verdade, concorda? E ela realmente é!
O primeiro passo para colocá-la em prática é entender como as emoções afetam o seu corpo e o seu comportamento. E é justamente isso que o Dr. Álvaro Afonso irá esclarecer neste artigo. Confira:
Dieta do chuveiro: Equilíbrio emocional
O equilíbrio emocional é um dos principais aspectos da famosa dieta do chuveiro, elaborada pelo Dr. Álvaro Afonso.
O motivo é simples, quando temos um controle das nossas emoções conseguimos controlar uma série de sinais que podem evitar a formação do excesso de gordura corporal.
No entanto, para conquistar esse equilíbrio você precisa controlar emoções perigosas como o medo e ansiedade.
Apesar de serem comuns aos seres humanos, essas sensações em excesso podem ser as principais vilãs da balança e da sua saúde. Por isso, é tão importante conhecer os efeitos que elas causam no corpo e principalmente como tratá-las.
O que é a ansiedade?
O Dr. Álvaro Afonso explica que a ansiedade nada mais é do que um medo que temos de não suprir nossas expectativas futuras.
Esse sentimento pode ser facilmente identificado em pequenas ações diárias tais como o temor de não pagar as contas mensais, de falhar em uma prova ou não ser bem-sucedido no trabalho.
O perigo mora quando essa preocupação com o futuro torna-se algo constante e exagerado na sua vida. Nesse momento, o seu organismo começa a liberar hormônios e reações fisiológicas que afetam o seu bem-estar físico e mental.
Efeito da ansiedade no excesso de peso
Saber lidar com a ansiedade é um ponto chave na dieta do chuveiro, isso porque quando você não aprende a mantê-lo sob controle perceberá os seus efeitos surpreendentes no seu corpo e comportamento.
Quando você sente uma crise de ansiedade o seu organismo começa a liberar hormônios que afetam todo o funcionamento do metabolismo.
O perigo mora quando essas sensações ocorrem de maneira constante e os hormônios que deveriam ser liberados de vez em quando, são liberados a toda hora.
Nesse cenário, o seu cérebro fica sobrecarregado e não consegue queimar a glicose da maneira correta. Como consequência, o seu corpo não produz energia e instiga você a se alimentar mais, para suprir essa carência.
Então, você começa a comer de maneira exagerada alimentos gordurosos e calóricos e engorda em questão de dias. Somado a isso, é possível sentir uma grande sensação de desânimo diante da vida.
Como tratar a ansiedade?
Percebeu como a ansiedade é um fator que pode prejudicar o seu processo de emagrecimento?
Para evitar os seus efeitos, o Dr. Álvaro Afonso, indica uma mudança de mentalidade. O ideal é que você perceba que a vida está acontecendo no agora, por isso não adianta remoer problemas do passado ou se atemorizar com o futuro.
Caso sinta a necessidade, não pense duas vezes em marcar uma consulta com um psicólogo ou terapeuta.
Dessa maneira é possível manter um bom equilíbrio emocional e emagrecer de forma saudável. Mas atenção, essa é apenas uma parte da dieta do chuveiro.
Busque associar essa mudança de mentalidade a uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos diárias.
Como você pode perceber o equilíbrio emocional é uma parte importante da dieta do chuveiro. Através dele é possível controlar as reações do seu organismo que podem estar contribuindo para o seu excesso de peso ou dificuldade de emagrecer.
Por isso, comece a avaliar se você sofre com a ansiedade e comece hoje mesmo a reverter esse quadro de pensamento. Esse é o primeiro passo para conquistar uma vida com mais saúde e bem-estar que você merece.
Aproveite a mudança e também inclua outros hábitos saudáveis como alimentação e a prática de exercícios físicos.