Devemos cuidar dos nossos hormônios

Deixar o cuidado dos hormônios de lado é o pior erro que você pode cometer. Muitos pacientes entram no consultório se queixando de problemas de saúde, que não sabem como adquiriram. O que eles não imaginam é que eles podem ter surgido pelo seu descaso no tratamento hormonal. É sobre isso que o Dr. Álvaro Afonso irá falar ao longo deste post.

Mau humor, sonolência e excesso de peso. Esses são apenas alguns dos sinais de que o seu corpo está em total desequilíbrio, e você precisa estar atento a isso. Caso contrário, não poderá preservar a sua saúde.

Mas, você já se perguntou o que pode estar causando tudo isso? A resposta dessa pergunta pode surpreender você, pois além de serem provocados por maus hábitos alimentares e de vida, o grande responsável por esses problemas são os hormônios.

Veja bem, quando as suas taxas hormonais estão desequilibradas podem acabar com a sua qualidade de vida e principalmente a sua saúde. Todos esses problemas, podem ser evitados quando você cuida bem dos seus hormônios.

Continue lendo este post para descobrir por que devemos cuidar dos nossos hormônios e os benefícios que esse equilíbrio pode proporcionar.

 

Por que devemos cuidar dos nossos hormônios?

Quando cuidamos bem dos nossos hormônios, mantendo suas taxas bem equilibradas conseguimos melhorar a nossa saúde e conquistar uma boa qualidade de vida. Um bom exemplo disso, ocorre quando estamos acima do peso e iniciamos um tratamento hormonal.

Em pouco tempo é possível não apenas perder peso, como também ter mais disposição no dia a dia, saúde e controlar nosso apetite. Mas acredite, esse não é o único benefício que você irá obter quando mantém os seus hormônios estáveis. Confira abaixo, mais algumas melhoras que o equilíbrio hormonal pode proporcionar.

 

Evita o estresse e a depressão

É comum que pessoas com algum tipo de desequilíbrio hormonal, sofrerem com ataques frequentes de mudança de humor, irritabilidade e estresse. Isso ocorre devido a diminuição de hormônios como a testosterona e o cortisol, causando essa alteração nos sentimentos.

Por outro lado, quando o tratamento de reposição hormonal (TRH) é associado a prática regular de atividades físicas, esses hormônios são equilibrados. O resultado disso? Uma grande sensação de bem-estar e disposição, evitando a depressão.

 

Melhora a fadiga

A constante sensação de cansaço ao longo do dia, principalmente no ínicio do dia e final do dia é um dos sintomas mais evidentes da Fadiga Adrenal. Esse problema é causado pela brusca queda dos principais hormônios no organismo, tais como a testosterona, dopamina e serotonina, provocando o cansaço excessivo.

Esses sintomas podem ser revertidos através da alimentação saudável e a regular  prática de atividades físicas associadas a um tratamento de reposição hormonal (TRH).

 

Estimula a perda de peso

Quando os níveis hormonais estão desequilibrados, o seu organismo tende a ficar inflamado, isso reflete diretamente no ganho excessivo de peso e na dificuldade de emagrecer. Nesse estado, é comum sentir o aumento do apetite e indisposição, fatores que provocam o ganho de peso.

No entanto, à medida em que as taxas hormonais são restauradas o processo de emagrecimento ocorre de maneira rápida e eficaz. Assim, o processo de queima de gordura ocorre de maneira natural e também as sensações de fome, impedindo que você cometa excessos na sua alimentação.

 

Melhora o desempenho sexual

A perda do apetite sexual não é provocada apenas pelos baixos níveis de testosterona no organismo, como também pelo excesso de cortisol. Estes podem fazer com que tanto homens, quanto mulheres percam a vontade de fazer sexo e reduza o desempenho sexual.

Isso torna-se totalmente diferente quando esses níveis hormonais estão bem estabelecidos, após um tratamento de reposição hormonal. É comum que as pessoas, sintam mais prazer pelo parceiro (a), assim como tenham relações mais intensas.  

 

Cuidar bem dos nossos hormônios é a chave para conquistar uma vida mais saudável e plena. Isso porque, você consegue manter o equilíbrio não apenas do seu organismo, como também de todas as suas emoções que podem ser as grandes responsáveis por prejudicar a sua qualidade de vida.

Marcadores:

Menu