Hormônios, estresse e metabolismo. Saiba de um vez por toda como o seu sistema endócrino interfere no sucesso do seu emagrecimento
Marcadores:
Hormônios, estresse e metabolismo. Saiba de um vez por toda como o seu sistema endócrino interfere no sucesso do seu emagrecimento
Ansiedade engorda mesmo. Sem ponto de interrogação. Esse já é um fato confirmado pela medicina moderna e hoje, podemos dizer que um número absurdo de pessoas tem problemas para emagrecer porque não cultiva bons hábitos.
Não são apenas os hábitos alimentares que determinam se você vai perder peso ou não. Seu histórico de vida, as pessoas à sua volta, seu ritmo e a forma como você lida com o medo vão ser determinantes na maneira como funciona seu metabolismo, e este por sua vez, vai ditar as regras no seu organismo.
Mas, vamos por partes. O que é a ansiedade? Como ela influencia no metabolismo? Como o metabolismo influencia na minha dieta? O Dr. Álvaro Afonso responde as principais dúvidas sobre o assunto. Ansiedade engorda mesmo! Saiba por que.
Segundo o Dr. Álvaro Afonso, muitas pessoas não conseguem diferenciar ansiedade de medo, e isso se deve porque não existe diferença entre um e outro.
Podemos dizer, portanto, que a ansiedade é desenvolvida quando acumulamos uma sequência de expectativas frustradas e desilusões. Nosso organismo, esperto como só ele, grava todas essas experiências a fim de procurar prever quando pode haver uma chance de se machucar, (surgir uma mágoa) e tenta a todo custo fazer com que a gente se desvie dela.
Então, nosso corpo assume um estado de ansiedade, pois estamos sempre nos antecipando à uma situação que possa exigir de nós um maior posicionamento, coragem, e que, se mal executada, pode acabar em uma situação desagradável para nós.
Tudo acontece por causa dos hormônios.
Nosso organismo é uma máquina perfeita. Já reparou como tudo funciona perfeitamente bem? Nosso corpo possui mecanismos de defesa e se auto protege 24 horas por dia.
Por exemplo, quando estamos com dores fortes e sem um analgésico no momento, nosso organismo é capaz de liberar um neuro-hormônio chamado endorfina, que é um analgésico interno capaz de aliviar dores, relaxar o corpo e provocar sensação de bem-estar e melhora no humor.
Seguindo essa mesma linha de pensamento, os hormônios possuem a função de reguladores do organismo. Se está frio eles trabalham para elevar nossa temperatura, se está calor eles têm mecanismos de resfriamento.
Porém, quando liberados além da quantidade normal, pode desencadear mudanças e disfunções em todo o nosso organismo.
É o caso da ansiedade.
Quando estamos ansiosos, vários hormônios são liberados no nosso organismo para tentar aliviar a pressão. Porém, se estamos sempre ou regularmente ansiosos essa quantidade excessiva irá transtornar algumas funções essenciais do organismo, como por exemplo, o metabolismo.
Sabemos que o metabolismo converte o que comemos em energia para manter as funções todas em dia. Porém, se estamos sempre ansiosos, o excesso desses hormônios não permite que o cérebro queime o açúcar direito. Como resultado disso, não produz energia para nós e aí nos sentimos (apenas achamos que estamos) com fome. Por achar que estamos com fome – mesmo nos alimentando bem – iremos comer mais.
Daí, surge o cortisol. Famoso por ser o hormônio do estresse, ele dificulta a queima de gordura. Ou seja, com o tempo, a associação entre esses hormônios em excesso, vão tornar mais difícil o trabalho do organismo de metabolizar adequadamente.
Outro hormônio que quando desregulado traz problemas sérios para a saúde é a insulina. Se a glicose não é queimada (metabolizada), aumenta a produção desnecessária de insulina. A pessoa perdendo insulina, começa a desenvolver pressão alta e obesidade.
Ou seja, mesmo não parecendo grave, a ansiedade vai aos poucos modificando as respostas do organismo e causando disfunções que vão dificultar a perda de peso e, consequentemente, que você desenvolva uma vida saudável.
A ansiedade engorda mesmo. Por isso, antes de iniciar uma dieta ou mudar seus hábitos alimentares, mude também sua rotina, sua forma de pensar, seu ritmo! Ter qualidade de vida significa ter paz e tranquilidade interior. E isso, além de fazer bem ao coração, deixa você com uma aparência melhor. Invista em você hoje!
Marcadores: