Alimentos funcionais e o poder sobre seu metabolismo

Você é o que você come? Descubra o que são os alimentos funcionais e como eles influenciam no seu metabolismo.

Você já deve ter ouvido falar nos alimentos funcionais. Como o nome sugere, são alimentos capazes de fazer todo o nosso organismo funcionar melhor.

Os alimentos funcionais podem ser naturais ou fontes enriquecidas com fibras, carboidratos, ômega 3, etc. Esses alimentos tanto mantém o corpo saudável como ajuda a combater e a prevenir doenças. Dessa forma, eles são cada vez mais procurados pelo público em geral e ganham espaço na mesa dos brasileiros que procuram manter a saúde em dia.

Mas, e o metabolismo? O que tem a ver com o consumo de alimentos funcionais? O Dr. Álvaro Afonso nos mostra a receita certa para uma vida mais saudável.

Viver, significa envelhecer… Então, como retardar o envelhecimento?

“Viver faz mal à saúde.” Essa frase mais parece ter saído de um filme de drama do que da boca de um médico. Contudo, o Dr. Álvaro Afonso explica: “estamos permanentemente envelhecendo”. Respirar, por exemplo, é uma ação que envelhece nosso organismo, afinal, estamos colocando oxigênio para dentro.

E agora? O que vamos fazer, se até respirar envelhece nosso organismo?

É exatamente aí que entra em cena os alimentos funcionais.

Hoje em dia, os consultórios estão lotados de pessoas que apresentam oxidação no cérebro, ou seja, envelhecimento precoce.

Porém, muitos são os alimentos que possuem nutrientes e elementos imprescindíveis para conservar, restaurar, proteger e manter nossas células e tecidos em bom estado e funcionando bem.

Existem os alimentos bons para a pele, os que combatem os radicais livres, os que previnem doenças degenerativas e aqueles que contém antioxidantes. Geralmente, um alimento com essas características é um alimento funcional.

 

Metabolismo x Alimentos Funcionais

O que os alimentos funcionais são capazes de fazer pelo organismo, é impressionante e está diretamente relacionado às reações químicas que nosso organismo executa a todo instante.

Vejamos o caso do atum, por exemplo. A abundância de ômega 3 não só estimula a construção de tecido muscular como auxilia diretamente no metabolismo da glicose, diminuindo a liberação de insulina na corrente sanguínea.

Entenda que, sempre que um hormônio é liberado em quantidades maiores do que as recomendadas, isso causa uma sobrecarga ao nosso organismo e os efeitos são os mais variados, já que os hormônios são os reguladores naturais do nosso corpo.

Diabetes, pressão alta e obesidade são resultado de mudanças hormonais.

Uma alimentação balanceada, com alimentos ricos em fibras, proteínas, antioxidantes e minerais, contribuem diretamente com o seu metabolismo, garantindo que todos os processos químicos possam ser realizados com moderação, sem acarretar em danos ao seu corpo a longo prazo.

Alguns exemplos de alimentos funcionais são:

  • Ovo cozido: Segundo alimento funcional mais saudável do mundo
  • Tomate: Reduz o risco de doenças crônico-degenerativas
  • Aveia: Possui alto teor de proteínas e um ótimo perfil de aminoácidos.
  • Soja: Única fonte de proteínas do mundo vegetal. Possui todos os aminoácidos essenciais além de ômega 3.

Envelhecer é inevitável. Porém, a qualidade de vida pode ser transformada com a escolha dos seus alimentos no presente. Uma escolha consciente da sua alimentação levará a um desenvolvimento saudável, evitando o surgimento de doenças crônicas, com uma boa memória e mais disposição.

Escolha os alimentos funcionais e sinta a diferença hoje!

Marcadores:

Menu