A importância da respiração durante a alimentação
Na nossa sociedade contemporânea, o tempo é realmente algo muito escasso. E diante dessa falta de tempo, cometemos um erro muito grave: se alimentar enquanto estamos fazendo outras coisas.
Por diversas vezes comemos na frente da televisão, do computador, do celular ou tablets.
E esse hábito acaba impedindo o foco na quantidade e no conteúdo que estamos comendo.
Já por outro lado, sempre que respiramos corretamente, de forma concentrada no momento e naquilo que estamos fazendo, imediatamente acessamos no nosso cérebro, regiões que são muito importantes como:
- Prazer;
- Satisfação;
- Tranquilidade;
- Bem-estar.
Conseguimos saborear a experiência daquilo que estamos vivendo, ou seja, olhamos a comida, sentimos o cheiro e então começamos a comer.
Você mesmo pode treinar bastante, se concentrar na respiração e observar este processo.
No entanto, no momento que respiramos muito rapidamente, com uma respiração incompleta e de forma incorreta, acessamos as áreas de ansiedade e de dor.
E também no momento que isso acontece, comemos exageradamente, porque não percebemos o que estamos fazendo.
Por isso, é fundamental que no momento que estivermos nos alimentando, que possamos estar realmente concentrados e focados.
Totalmente presente naquele momento saboreando o alimento, desde o cheiro, paladar e textura por exemplo.
Pois esse exercício de concentração acaba conectando as sensações fisiológicas ao nosso cérebro, ou seja, temos uma sensação de saciedade no momento em que estamos satisfeitos.
Ou seja, a concentração e a respiração, são essenciais para ativarmos regiões importantes do nosso cérebro e evitarmos exageros na hora de se alimentar.
Como se alimentar corretamente?
A quantidade de alimentos que o nosso organismo precisa, é basicamente muito fácil de se calcular, basta imaginarmos se o que estamos comendo no almoço e jantar, é possível de equilibrar em nossas mãos.
Nós precisamos de carboidratos, legumes e verduras. E as principais fontes, como raízes e grãos, desde que, de uma forma equilibrada, não nos trará problemas, mas sempre devemos nos lembrar de mastigarmos de maneira concentrada e sempre saboreando os alimentos.
Sempre que estiver se alimentando, e perceber que você comeu sem prestar atenção e apenas por impulso, por um gatilho emocional.
Volte a respirar profundamente, suavemente, lentamente, e assim você poderá acessar as áreas de prazer do seu cérebro e voltar a se alimentar de forma correta.
Alimentação e respiração – A combinação perfeita
O maior problema dos clientes que procuram emagrecer, é relacionado aos gatilhos emocionais, e o maior gatilho emocional é a ansiedade e estresse.
Porém, como podemos localizar um gatilho emocional? Se você estiver comendo corretamente e em um dado momento, deixar de comer mastigando, saboreando e se gratificado com o alimento, e perceber que começou a comer muito rápido.
Você deve parar, respirar e se perguntar – Qual a origem dessa fome? Prazer? O prazer já está ali, porém para sentir o prazer, você deverá respirar direito e mastigar.
Equilibrar a alimentação é relativamente fácil, o grande desafio é comer com uma consciência plena e respirando corretamente.
Feito isso, junto com as atividades físicas, consciente no presente e respirando corretamente, você poderá comer praticamente tudo e não será obrigado a fazer dieta.
E é muito importante entender que, para se ter algumas conquistas, o preço deverá ser pago, pois saiba que no final, as metas como ficar saudável, tornar-se uma pessoa atraente e com qualidade de vida, são escolhas, apenas escolhas.
Tudo isso é conquistado por meio dos pensamentos, sentimentos, palavras, respiração, foco no momento presente e gratidão pelo o aprendizado.
E aí? Gostou do artigo? Aproveite, curta e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.
Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários. Até a próxima!