Para início de conversa, para entender qual a relação entre a diabetes e a obesidade, é necessário definir o que é cada uma delas.
O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crônica que pode se apresentar em dois tipos: o tipo 1, que acontece quando o próprio organismo ataca as células do pâncreas que produzem insulina, causando insuficiência desse hormônio (geralmente, o indivíduo já nasce com o problema); e o tipo 2, que pode ser adquirida ao longo da vida, a partir do consumo exagerado de açúcares, implicando na resistência à insulina. Essa doença, a diabetes tipo 2, faz com que o corpo não metabolize a glicose de maneira correta. Agora que já definimos o que é a diabetes, passemos à obesidade.
O que é a obesidade?
A obesidade também é considerada uma doença crônica, caracterizada principalmente pelo acúmulo de gordura corporal. Geralmente é causada pelo consumo excessivo de carboidratos e pela falta de exercícios físicos, além de fatores como o hipotireodismo, problemas neurológicos ou psicológicos, como a depressão. Mas, afinal, qual a relação entre essas duas doenças?
Relação entre diabetes e obesidade
Já vimos que as duas se caracterizam como doenças crônicas, mas a relação está, na verdade, no fato de que o aumento desenfreado de gordura corporal, ou seja, a obesidade, é considerada pelos especialistas uma das principais causas para a aparição da diabetes tipo 2, pois o acúmulo de gordura visceral pode fazer com que o indivíduo se torne resistente à ação da insulina. Os médicos apontam que pessoas obesas tem três vezes mais chance de desenvolver a diabetes tipo 2 que pessoas com o peso normal.
É importante ficar atento aos sintomas do aumento de peso para que isso seja combatido desde o princípio. Algumas formas de controlar e até mesmo acabar com a obesidade e, consequentemente, com a diabetes tipo 2, são:
- Manter uma dieta balanceada;
- Evitar carboidratos e alimentos ricos em açúcares;
- Controlar a quantidade de comida, evitando grandes porções;
- Praticar exercícios físicos por, pelo menos, 30 minutos por dia;
- Dormir bem, pelo menos 8 horas por dia.
- Frequentar o consultório do seu médico.
Tanto a diabetes quanto a obesidade podem levar à fatalidade caso não forem diagnosticadas e tratadas corretamente. Por isso, é necessário estar sempre em dia com os exames e ir com regularidade ao endocrinologista e ao nutricionista. Não deixe de se cuidar, nosso corpo é a nossa casa!