Em algum momento da vida você vai precisar do acompanhamento de um endocrinologista. Afinal, ele é o melhor profissional para ajudá-lo a alcançar uma melhor qualidade de vida e saúde.
A questão é: Quando procurar a ajuda desse médico? Como você sabe que precisa dele para resolver o seu problema de saúde? Saber disso é fundamental para que você tenha o melhor tratamento e se sinta bem com você mesmo.
Pensando nisso e na importância do endocrinologista, ao longo deste post o Dr. Alvaro Afonso irá falar sobre quando você deve procurar esse especialista. Assim, poderá acabar com todas as suas dúvidas e fazer a sua consulta no momento ideal. Confira:
Saiba quando o endocrinologista pode te ajudar
A sua primeira consulta ao endocrinologista deve acontecer aos 20 anos. O motivo disso é muito simples, pois é nesse momento que o profissional irá avaliar como estão as suas taxas hormonais e verificar se elas estão equilibradas e em níveis saudáveis.
É na primeira consulta que o profissional irá prescrever vários exames, para verificar o seu estado de saúde. Caso todos os níveis estejam normais, a próxima visita ao endócrino deverá acontecer sempre uma vez a cada 3 anos.
Além disso, existem alguns casos em que a visita ao endócrino deve ser feita o mais rápido possível, para que a sua saúde seja restabelecida com o tratamento adequado. São elas:
Obesidade
Apesar de ser provocada por uma alimentação inadequada e a falta de exercícios físicos, a obesidade também está relacionada a problemas hormonais. Isso porque, alguns hormônios podem estimular o aumento excessivo de peso no paciente.
Mas isso não é tudo, quando um obeso não é acompanhado por um endocrinologista, corre o risco de prejudicar sua saúde. Afinal, a obesidade ainda pode estimular o surgimento da diabetes e o aumento do colesterol.
Diabetes
Por se tratar de uma doença que se caracteriza pelo grande acúmulo de açúcar no sangue, ela prejudica diretamente o funcionamento adequado da insulina. Ela é um hormônio produzido no interior do pâncreas e que controla a glicemia.
Assim, o acompanhamento desse médico torna-se essencial nesses casos, ainda mais se você tem um histórico dessa doença na sua família. Além disso, é recomendado que esse profissional seja consultado caso você sinta os seguintes sintomas:
- Sede excessiva
- Aumento da vontade de urinar
- Perda de peso repentina
Distúrbios da puberdade
A puberdade é uma fase onde os níveis hormonais, apresentam constantes desequilíbrios. A visita ao endócrino, deve ocorrer quando alguns dos seus sinais, surgem de forma prematura ainda na infância, tais como:
- Aumento repentino das mamas
- Crescimento dos pelos pubianos
- Surgimentos de odores axilares
- Menstruação antecipada
O acompanhamento do endocrinologista, também deve ser realizado caso esses sinais demorem a aparecer. Nesses casos, o profissional irá avaliar possíveis disfunções hormonais que estejam provocando o atraso.
Doenças na tireoide
O endocrinologista também é o profissional capacitado para avaliar, diagnosticar e indicar tratamentos de doenças na tireoide. Alguns dos sintomas apresentados pelos pacientes que sofrem desse problema de saúde, destacam-se:
- Aumento do volume do pescoço
- Insônia
- Alterações no funcionamento do intestino
- Ritmo cardíaco acelerado
- Perda ou ganho de peso
- Excesso de calor ou frio
- Irritabilidade
A depender dos sintomas, o paciente pode ser diagnosticado com o hipertireoidismo, ou seja, quando a tireoide funciona de maneira excessiva. Além disso, ele ainda pode sofrer com o hipotireoidismo, que é a diminuição da função da tireoide.
Reposição dos hormônios na menopausa
Sem dúvida, o endocrinologista é um dos especialistas mais importantes para manter a boa saúde da mulher. Sobretudo, durante a fase da menopausa que é quando ocorre a redução drástica dos hormônios sexuais. Nesses casos, o tratamento com o endócrino, irá repor os hormônios e reduzir os seguintes sintomas:
- Calores fortes
- Secura vaginal
- Ansiedade
- Distúrbios de sono
- Depressão
Agora que você sabe quando deve ir em um endócrino, não hesite na hora de marcar uma consulta com esse especialista. Apenas ele é capaz de analisar, diagnosticar e tratar os problemas derivados dos distúrbios hormonais e contribuir para o seu bem-estar.