O controle adequado do cortisol é a chave para obter uma vida mais tranquila e com bem-estar.
Esse poderoso hormônio é o responsável por manter o seu estresse sob controle, reduzir a produção de açúcares no sangue e ainda impedir o aumento das inflamações no corpo.
O problema é que geralmente os profissionais e até mesmo os pacientes não atribuem importância para este hormônio.
O resultado disso? Sofrem grandes problemas de saúde e não sabem qual a verdadeira causa.
Diante disso, e para esclarecer de uma vez por todas os efeitos provocados por esse hormônio, decidi escrever este artigo sobre o que é e para que serve o cortisol no nosso organismo. Continue lendo:
1 – O que é o cortisol?
O cortisol ou “hormônio do estresse” é produzido de maneira natural pelo nosso organismo, sendo estimulado quando nos encontramos em situações de grande estresse ou tensão.
Ele é produzido através de glândulas supra-renais, que estão localizadas bem acima dos rins. Mas a sua liberação para todo o corpo é controlada por neurotransmissores localizados no hipotálamo do nosso cérebro.
É devido a esse processo realizado pelo nosso organismo, que podemos lidar melhor com as situações quando estamos sobre pressão. Mas, essa não é a principal função do hormônio no nosso corpo.
2 – Para que serve o hormônio
O “hormônio do estresse” tem como principal função ajustar o nosso corpo durante momentos de tensão. Porém poucas pessoas sabem é que ele também é o responsável por garantir que o sistema imunológico fique equilibrado.
Além disso, ele ainda ajuda a manter os níveis de açúcares no sangue sob controle, assim como a pressão arterial. Por isso, ele é tão importante no tratamento adequado de hipertensos e diabéticos.
E não é só isso. Muitas pessoas têm dificuldades para manter o peso devido ao aumento da produção desse hormônio. Isso ocorre porque, quando os seus níveis estão muito altos, você sente uma grande vontade de comer, sobretudo doces.
Quando essa vontade é saciada, o nível de gordura corporal aumenta. Nesses casos, o tratamento para a redução de peso deve ser baseado no controle desse hormônio.
3 – Principais causas do cortisol alto
O grande responsável pela alteração no cortisol é o estresse. É preciso ter em mente que, quanto mais nos estressamos, maior será a liberação desse hormônio no organismo.
Por essa razão, ocorre o descontrole de todo o funcionamento do organismo. Causando problemas como:
- Problemas para dormir
- Cansaço excessivo
- Irritabilidade
- Excesso de peso
- Aumento das infecções
Para evitar o aparecimento desses problemas, é necessário manter os níveis desse hormônio equilibrados. Como fazer isso? É o que eu irei explicar no próximo tópico.
4 – Tratamento
De maneira geral, o tratamento para regularizar os níveis deste hormônio é feito através de medicamentos específicos. No entanto, eles precisam ser prescritos por um médico especialista.
Afinal, ele é o único capaz de identificar as causas e o tratamento específico para cada paciente. A boa notícia, é que você pode adotar medidas que contribuem na redução do hormônio tomando medidas simples, tais como:
- Praticar exercício físico com regularidade
- Manter uma alimentação saudável
- Fontes de vitamina C
- Redução diária da cafeína
Agora que você sabe o que é o cortisol e como ele atua no organismo, é crucial mantê-lo sob controle. Para tanto, busque reduzir os seus níveis de estresse e adote uma alimentação equilibrada.
A dica aqui, é que você também busque investir em inteligência emocional. Dessa forma, será possível manter suas taxas hormonais equilibradas e ter uma vida equilibrada.