Dieta Ortomolecular – Entenda a sua Importância!

Sabemos que manter uma alimentação saudável é fundamental para nossa saúde e o nosso bem-estar.
E ter uma alimentação equilibrada, aliada com outros fatores, poderá ser o diferencial para realização dos seus objetivos, como o emagrecimento aliado com mais qualidade de vida por exemplo.

E neste caso, a dieta ortomolecular, acaba sendo uma ótima opção de tratamento, pois promove as combinações específicas de nutrientes, que são capazes de reequilibrar o nosso organismo com um todo.

É um tipo de terapêutica complementar que normalmente faz uso de suplementos nutricionais e alimentos ricos em vitaminas, como:

Vitamina C ou vitamina E, para reduzir a quantidade de radicais livres no organismo, evitando assim que o corpo fique num processo constante de inflamação e evitando o surgimento de algumas doenças comuns do envelhecimento, como artrite, cataratas ou até câncer.

Porém, apesar desses benefícios, muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas com relação aos seus benefícios, e se você é uma dessas, não se preocupe, pois será sobre isso que iremos falar neste artigo.

O que é a dieta ortomolecular? E qual a sua importância?

Durante a nossa vida, fazemos várias coisas que acabam afetando o funcionamento do nosso corpo: nos alimentamos mal, ingerimos uma grande quantidade de comidas industrializadas, dormimos mal e etc.

E tudo isso causa uma série de desequilíbrios no nosso corpo, desequilíbrios dos quais nem sempre estamos conscientes, embora possamos conviver com suas consequências achando algo até normal.

E neste caso, o ajuste de nutrientes proporcionados pela dieta ortomolecular, acaba sendo muito importante, pois abastece o nosso organismo com todas as vitaminas e minerais necessários.

Assim, o intestino passa a funcionar melhor, facilitando a perda de gorduras e a eliminação de toxinas de uma forma saudável.

E além de ajudar perder peso sem perder a saúde, a dieta também ajuda a amenizar os sintomas da TPM e controlar aquela vontade de comer muitos doces e carboidratos, diminui a retenção de líquidos, nos dá mais energia e fortalece o sistema imunológico e acelera o metabolismo.

Outros benefícios da dieta ortomolecular, são pele, unhas e cabelos visivelmente mais fortes.

Como a dieta ortomolecular ajuda no emagrecimento?

A inflamação crônica causada nos genes, pela presença excessiva de radicais livres, pode prejudicar a perda de peso em pessoas que estão fazendo alguma dieta para emagrecimento, e isso acontece porque as células ficam inchadas e não conseguem funcionar normalmente, favorecendo o acúmulo de líquidos por todo o corpo.

E ao fazermos uma dieta ortomolecular antioxidante, geralmente incluímos o uso de legumes e frutas, que possuem menos calorias e, por isso, acabam contribuindo para o emagrecimento.

Como seguir a dieta ortomolecular corretamente?

Na dieta ortomolecular basicamente nada está proibido, mas algumas coisas devem ser evitadas como comer alimentos muito condimentados, industrializados, gordurosos e beber bastante água. E o seu segredo está em desintoxicar o organismo.

E você pode fazer isso seguindo algumas dicas:

  • Escolha alimentos naturais, como frutas e legumes;
  • Evite frituras, não beba refrigerantes e evite bebidas alcoólicas;
  • Coma mais fibras, por meio da ingestão de vegetais crus em todas as refeições;
  • Evite a carne vermelha, e embutidos.

O uso de suplementação

Junto com a dieta, o seu médico ainda poderá prescrever suplementos, que, são essenciais todas as vezes em que há elevada demanda metabólica ou inadequada ingestão dos nutrientes e fitoquímicos.

O foco dessa suplementação é manter as taxas de nutrientes em dia e frear a ação dos radicais livres, substâncias formadas pelo próprio organismo e que, em excesso, acabam sendo prejudiciais.

Conclusão

Como podemos perceber, a dieta ortomolecular, é realmente muito eficiente no emagrecimento, e também traz inúmeros benefícios a nossa saúde.

Outra coisa muito importante é que a dieta pode ser seguida por qualquer pessoa, incluindo as que sofrem com problemas de saúde, como diabetes e cálculos renais, por exemplo.

E também não possui nenhum tipo de restrição quanto ao perfil da pessoa, justamente pelo fato de a dieta ser montada a partir de suas características.

Porém, não podemos esquecer, que qualquer tipo de dieta ou mudança de hábito somente será bem-sucedida se o nosso cérebro estiver em boas condições de acolher esse novo estilo de vida.

E que isso poderá ser o diferencial para realização dos nossos objetivos.

E aí? Gostou do artigo? Aproveite, curta e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários. Até a próxima!

 

Marcadores:

Menu